O estágio supervisionado é importante para todos os cursos de licenciaturas, principalmente porque o discente é incluído no âmbito docente e tem a oportunidade de conhecer a dinâmica escolar, percebendo as diferenças entre instituições, realidades, e também para o alunado. Com isso, um ponto a se destacar nessa pluralidade, é a assimetria em relação a situação social dos estudantes de diferentes colégios, onde muitos deles são vulneráveis, seja por viverem abaixo da linha da pobreza ou residir em locais onde o poder público não atua de forma efetiva. Por esse motivo, se faz necessária a observação, percepção e ótica sensível dos estagiários em relação a esses fatores, pois a partir disso, é possível criar suas próprias perspectivas sobre o processo de ensino aprendizagem, iniciar a elaboração e personalização da sua identidade como docente, e tentar desenvolver metodologias e dinâmicas que beneficiem estudantes em situação de vulnerabilidade. Diante do exposto, o presente artigo tem origem na disciplina de estágio supervisionado I, da Universidade federal da Paraíba - UFPB, em que ocorre o primeiro contato dos licenciandos com a realidade escolar. Ao final da experiência de campo de Estágio é possível perceber que, as características socioeconômicas e a vulnerabilidade dos alunos afetam diretamente na sua aprendizagem, visão do futuro, no comportamento e no seu papel perante a sociedade enquanto cidadãos.