A pandemia da COVID-19 nos trouxe muitas perdas, mas para além disso, mostrou novos formatos e possibilidades de aprendizagens e expressão. Essas novas maneiras impactaram fortemente a realidade de muitas pessoas, entretanto, também oportunizaram novas práticas, dentro do contexto educacional, principalmente quando falamos de crianças; fazendo com que algumas rupturas no ensino, anteriormente perpetrado, acontecessem. Dentre as possibilidades de ações planejadas, no município de Juazeiro-BA, para dirimir as consequências negativas do isolamento social, encontra-se a contação de histórias. Desse modo, trazemos essa experiência de contação de histórias na rede municipal, proposta que se inicia em uma plataforma digital da Prefeitura Municipal de Juazeiro e tem continuidade em um canal de televisão educativo (TV ESCOLA JUAZEIRO), dentro de uma grade de programação destinada às crianças, adolescentes e adultos, contemplando Educação Infantil, fundamental 1, fundamental 2 e EJA. Assim, entendemos que refletir sobre o papel da contação de histórias neste processo é, além de tentar compreender sua importância, uma possibilidade de abordar o lugar da arte-educação nas telas, embasados em teóricos da literatura infantil como Sisto (2015) e Coelho (2000) e da arte-educação como Matos (2012). Portanto, temos como objetivo compreender e analisar, numa abordagem qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994) se a contação de histórias, mesmo à distância, pode contribuir com as aprendizagens e experiências das crianças de Juazeiro-BA. Nota-se, a partir das reflexões realizadas, a importância da garantia do direito de ouvir histórias diversificadas, bem contadas e planejadas, para que enquanto arte, fortaleça os sentidos e estimule a criatividade e enquanto literatura infantil, possibilite o diálogo com outras realidades, culturas, etnias, valores, crenças, contextos sociais, emergindo a sensibilidade e propiciando o autoconhecimento e reflexões profundas.