A qualidade social da educação e sua equidade acontecem a partir da gestão democrática e do acesso de todos à compreensão do Projeto Político Pedagógico (PPP), consolidadas em políticas públicas. A legislação brasileira aponta para a importância desse instrumento como meio de promover a aprendizagem de maneira significativa e com a parceria dos familiares, professores e da comunidade escolar. Mas também, é imprescindível a percepção dos agentes envolvidos na participação de todos na gestão. Sendo assim, é imprescindível saber como os familiares percebem seu conhecimento sobre o PPP, e seu consequente envolvimento na gestão, e de como os professores percebem tal conhecimento por parte dos familiares. Para isto foi realizada uma pesquisa inquerindo se os pais conhecem o PPP e se consideram envolvidos com a escola. Foram convidados 94 participantes, sendo 81 familiares (54 mães, 27 pais) e 13 professores. Os resultados mostram que 24,2% dos pais, em sua percepção, conhecem o PPP e são participativos, e que 74,2 % de mães consideram-se participativas. Já quanto à percepção dos professores quanto ao conhecimento do PPP e seu envolvimento com a escola, 17,3% responderam que os pais conhecem o PPP e 34,5% para as mães. Isto corrobora outras pesquisas as quais evidenciam a distância entre a percepção da escola/professores quanto ao grau de envolvimento e percepção dos pais a respeito. Bem como, indica dificuldades de compreensão sobre o que é de direito e responsabilidade dos pais quanto a uma gestão democrática da escola