O seguinte estudo parte do pressuposto da análise da escola enquanto meio ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais, tendo por consideração as premissas teóricas e analíticas da reprodução pelo o sociólogo Francês Pierre Bourdieu, cujo expande essa compreensão acerca da função social que esses instituição incorpora na sociedade, não considerando uma dimensão estruturalista e tampouco uma concepção funcionalista da escola, mas como um espaço/campo de reprodução do capital cultural dos grupos dominantes de modo que esse processo se faz de forma natural, não percebida e tampouco objetivada, isto é, como herança que compõe determinados segmentos da instituição ou mesmo nem se quer chegar a se tornar presente no espaço social, com isso favorecendo um espaço de continua reprodução da violência simbólica. Assim, na busca dessa afirmação, o estudo se utiliza do estudo de caso na Escola cidadã integral Cícero dos Anjos no município paraibano de São Vicente do Seridó, tendo em vista, o público alvo em duas turmas, sendo um público terceiro ano do ensino médio e outro no EJA (turno noturno), logo sondando a partir de uma abordagem quali-quantitativa essa dimensão da reprodução do espaço cultural, entretanto, utilizando-se dos seguintes procedimentos: levamento teórico-conceitual acerca da temática, a delimitação do público alvo, a sondagem da dinâmica do espaço escolar, a aplicação de questionário semi-estruturado e por fim a sistematização dos resultados obtidos dentro das etapas da pesquisa e assim dando aberturas para se pensar e ampliar a reflexão e possibilidade de ressignificação do papel do ensino dentro de um sistema que continuamente naturalizada uma dimensão de violência simbólica posta nas relações sociais.