Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98801
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5480
    "inscrito_id" => 9389
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB"
    "resumo" => "O seguinte estudo parte do pressuposto da análise da escola enquanto meio ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais, tendo por consideração as premissas teóricas e analíticas da reprodução pelo o sociólogo Francês Pierre Bourdieu, cujo expande essa compreensão acerca da função social que esses instituição incorpora na sociedade, não considerando uma dimensão estruturalista e tampouco uma concepção funcionalista da escola, mas como um espaço/campo de reprodução do capital cultural dos grupos dominantes de modo que esse processo se faz de forma natural, não percebida e tampouco objetivada, isto é, como herança que compõe determinados segmentos da instituição ou mesmo nem se quer chegar a se tornar presente no espaço social, com isso favorecendo um espaço de continua reprodução da violência simbólica. Assim, na busca dessa afirmação, o estudo se utiliza do estudo de caso na Escola cidadã integral Cícero dos Anjos no município paraibano de São Vicente do Seridó, tendo em vista, o público alvo em duas turmas, sendo um público terceiro ano do ensino médio e outro no EJA (turno noturno), logo sondando a partir de uma abordagem quali-quantitativa essa dimensão da reprodução do espaço cultural, entretanto, utilizando-se dos seguintes procedimentos: levamento teórico-conceitual acerca da temática, a delimitação do público alvo, a sondagem da dinâmica do espaço escolar, a aplicação de questionário semi-estruturado e por fim a sistematização dos resultados obtidos dentro das etapas da pesquisa e assim dando aberturas para se pensar e ampliar a reflexão e possibilidade de ressignificação do papel do ensino dentro de um sistema que continuamente naturalizada uma dimensão de violência simbólica posta nas relações sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9389_TB5480_20112023154518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAYO ROBSON DO NASCIMENTO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "CAYO"
    "autor_email" => "cayoateu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98801
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5480
    "inscrito_id" => 9389
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB"
    "resumo" => "O seguinte estudo parte do pressuposto da análise da escola enquanto meio ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais, tendo por consideração as premissas teóricas e analíticas da reprodução pelo o sociólogo Francês Pierre Bourdieu, cujo expande essa compreensão acerca da função social que esses instituição incorpora na sociedade, não considerando uma dimensão estruturalista e tampouco uma concepção funcionalista da escola, mas como um espaço/campo de reprodução do capital cultural dos grupos dominantes de modo que esse processo se faz de forma natural, não percebida e tampouco objetivada, isto é, como herança que compõe determinados segmentos da instituição ou mesmo nem se quer chegar a se tornar presente no espaço social, com isso favorecendo um espaço de continua reprodução da violência simbólica. Assim, na busca dessa afirmação, o estudo se utiliza do estudo de caso na Escola cidadã integral Cícero dos Anjos no município paraibano de São Vicente do Seridó, tendo em vista, o público alvo em duas turmas, sendo um público terceiro ano do ensino médio e outro no EJA (turno noturno), logo sondando a partir de uma abordagem quali-quantitativa essa dimensão da reprodução do espaço cultural, entretanto, utilizando-se dos seguintes procedimentos: levamento teórico-conceitual acerca da temática, a delimitação do público alvo, a sondagem da dinâmica do espaço escolar, a aplicação de questionário semi-estruturado e por fim a sistematização dos resultados obtidos dentro das etapas da pesquisa e assim dando aberturas para se pensar e ampliar a reflexão e possibilidade de ressignificação do papel do ensino dentro de um sistema que continuamente naturalizada uma dimensão de violência simbólica posta nas relações sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9389_TB5480_20112023154518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAYO ROBSON DO NASCIMENTO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "CAYO"
    "autor_email" => "cayoateu@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O seguinte estudo parte do pressuposto da análise da escola enquanto meio ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais, tendo por consideração as premissas teóricas e analíticas da reprodução pelo o sociólogo Francês Pierre Bourdieu, cujo expande essa compreensão acerca da função social que esses instituição incorpora na sociedade, não considerando uma dimensão estruturalista e tampouco uma concepção funcionalista da escola, mas como um espaço/campo de reprodução do capital cultural dos grupos dominantes de modo que esse processo se faz de forma natural, não percebida e tampouco objetivada, isto é, como herança que compõe determinados segmentos da instituição ou mesmo nem se quer chegar a se tornar presente no espaço social, com isso favorecendo um espaço de continua reprodução da violência simbólica. Assim, na busca dessa afirmação, o estudo se utiliza do estudo de caso na Escola cidadã integral Cícero dos Anjos no município paraibano de São Vicente do Seridó, tendo em vista, o público alvo em duas turmas, sendo um público terceiro ano do ensino médio e outro no EJA (turno noturno), logo sondando a partir de uma abordagem quali-quantitativa essa dimensão da reprodução do espaço cultural, entretanto, utilizando-se dos seguintes procedimentos: levamento teórico-conceitual acerca da temática, a delimitação do público alvo, a sondagem da dinâmica do espaço escolar, a aplicação de questionário semi-estruturado e por fim a sistematização dos resultados obtidos dentro das etapas da pesquisa e assim dando aberturas para se pensar e ampliar a reflexão e possibilidade de ressignificação do papel do ensino dentro de um sistema que continuamente naturalizada uma dimensão de violência simbólica posta nas relações sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.