Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RE)CONSTRUIR DO CAOS À CRIAÇÃO: A LINGUAGEM GERATIVA DA ARTE EM COLAGENS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa traz por finalidade compreender e descrever como uma proposta de intervenção artística pode ajudar no entendimento sobre a linguagem gerativa das histórias fragmentadas, da ludicidade em memória e os fragmentos da voz ativa. Desta forma, a pesquisa está voltada ao estudo dos conceitos e análise descritiva de três obras visuais produzidas por alunos do ensino fundamental. As obras foram produzidas com ênfase na técnica artística colagem e outras técnicas artísticas para descrever um momento marcante da infância dos participantes. Logo, o resultado das obras expões fluxo das informações sobre as memórias dos autores - O registro da experiência da infância na cidade de Castanhal-PA. Neste sentido, a obras causam impacto pela beleza e força da expressão dos fragmentos das lembranças dos autores. A teoria basilar desta pesquisa utiliza o conceito de arte abordada por Rey (2002). A referida autora afirma que é importante apresentar pesquisas sobre a arte de forma criativa, uma vez que é extraordinário arriscar o jogo cientifico da Universidade, mas ainda sim subvertê-lo as práticas sociais. Esse estudo utiliza o conceito de Didi-Huberman (1998) para abordar o processo da colagem como performance artística, assim atrelando ao conceito de colagem que passa pelo “crivo” do consciente conforme Cohem (2002). Desta forma, as obras buscam uma linguagem gerativa ao invés de uma linguagem normativa. Este trabalho tem o intuito de compreender e descrever conceitos de histórias fragmentadas, ludicidade em memória e fragmentos da voz ativa, nos aspectos sobre: Como os métodos e instrumentos utilizados na aula-oficina de artes e linguagens auxiliaram a contar histórias fragmentadas.

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