OLIVEIRA, Renan Dias. A cosmologia na antiguidade e a virada moderna. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94855>. Acesso em: 23/12/2024 01:07
Esta investigação teve o objetivo de pesquisar a construção da cosmologia antiga e posteriormente a "virada" cosmológica moderna a partir da física de Galileu e Newton e da filosofia de Descartes. A metodologia da pesquisa consistiu na investigação das obras citadas na sequência, bem como de produções científicas relacionadas ao tema em jornais, revistas e anais de congressos e seminários. Primeiramente, procurou-se resgatar como o projeto epistemológico de Aristóteles, que é uma continuidade e uma ruptura com Platão, formou as bases metafísicas para uma posterior cosmologia do antigo mundo grego. Para tanto, a investigação recaiu sobre o livro “As Categorias” e sobre a “Metafísica” de Aristóteles, onde o filósofo sistematiza filosofias anteriores, as quais ele considera insuficientes para uma explicação da natureza das coisas e do cosmos. Em um momento seguinte, a investigação recaiu sobre os Livros 1 e 2 da “Física”, do mesmo autor, onde estão as bases dessa cosmologia. Por fim, a investigação recaiu sobre a física newtoniana e a filosofia cartesiana em toda a produção bibliográfica de Newton e Descartes, que marcam a construção de uma nova cosmologia na modernidade. A conclusão é de que a Modernidade operou uma “virada” cosmológica em relação ao período anterior. Muito de sua base filosófica tem raízes na Filosofia Antiga de Aristóteles, como todas as demais manifestações sociais e culturais da Modernidade nascente. Muitos pressupostos da Idade Média são questionados e superados. A Cosmologia atual ainda bebe muito das fontes galileias, newtoniana, kepleriana e cartesiana, com descobertas científicas e inovações tecnológicas de ponta. Apresentar uma evolução da história da cosmologia ocidental, bem como trabalhar com seus conceitos científicos e com suas aplicações tecnológicas, porta um imenso potencial de atuação educacional interdisciplinar com diferentes disciplinas do currículo escolar da educação básica, como Ciências, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e outras.