Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COSMOLOGIA NA ANTIGUIDADE E A VIRADA MODERNA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94855
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 289
    "inscrito_id" => 7393
    "titulo" => "A COSMOLOGIA NA ANTIGUIDADE E A VIRADA MODERNA"
    "resumo" => "Esta investigação teve o objetivo de pesquisar a construção da cosmologia antiga e posteriormente a "virada" cosmológica moderna a partir da física de Galileu e Newton e da filosofia de Descartes. A metodologia da pesquisa consistiu na investigação das obras citadas na sequência, bem como de produções científicas relacionadas ao tema em jornais, revistas e anais de congressos e seminários. Primeiramente, procurou-se resgatar como o projeto epistemológico de Aristóteles, que é uma continuidade e uma ruptura com Platão, formou as bases metafísicas para uma posterior cosmologia do antigo mundo grego. Para tanto, a investigação recaiu sobre o livro “As Categorias” e sobre a “Metafísica” de Aristóteles, onde o filósofo sistematiza filosofias anteriores, as quais ele considera insuficientes para uma explicação da natureza das coisas e do cosmos. Em um momento seguinte, a investigação recaiu sobre os Livros 1 e 2 da “Física”, do mesmo autor, onde estão as bases dessa cosmologia. Por fim, a investigação recaiu sobre a física newtoniana e a filosofia cartesiana em toda a produção bibliográfica de Newton e Descartes, que marcam a construção de uma nova cosmologia na modernidade. A conclusão é de que a Modernidade operou uma “virada” cosmológica em relação ao período anterior. Muito de sua base filosófica tem raízes na Filosofia Antiga de Aristóteles, como todas as demais manifestações sociais e culturais da Modernidade nascente. Muitos pressupostos da Idade Média são questionados e superados. A Cosmologia atual ainda bebe muito das fontes galileias, newtoniana, kepleriana e cartesiana, com descobertas científicas e inovações tecnológicas de ponta. Apresentar uma evolução da história da cosmologia ocidental, bem como trabalhar com seus conceitos científicos e com suas aplicações tecnológicas, porta um imenso potencial de atuação educacional interdisciplinar com diferentes disciplinas do currículo escolar da educação básica, como Ciências, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7393_TB289_10122023170800.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN DIAS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renandoliveira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94855
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 289
    "inscrito_id" => 7393
    "titulo" => "A COSMOLOGIA NA ANTIGUIDADE E A VIRADA MODERNA"
    "resumo" => "Esta investigação teve o objetivo de pesquisar a construção da cosmologia antiga e posteriormente a "virada" cosmológica moderna a partir da física de Galileu e Newton e da filosofia de Descartes. A metodologia da pesquisa consistiu na investigação das obras citadas na sequência, bem como de produções científicas relacionadas ao tema em jornais, revistas e anais de congressos e seminários. Primeiramente, procurou-se resgatar como o projeto epistemológico de Aristóteles, que é uma continuidade e uma ruptura com Platão, formou as bases metafísicas para uma posterior cosmologia do antigo mundo grego. Para tanto, a investigação recaiu sobre o livro “As Categorias” e sobre a “Metafísica” de Aristóteles, onde o filósofo sistematiza filosofias anteriores, as quais ele considera insuficientes para uma explicação da natureza das coisas e do cosmos. Em um momento seguinte, a investigação recaiu sobre os Livros 1 e 2 da “Física”, do mesmo autor, onde estão as bases dessa cosmologia. Por fim, a investigação recaiu sobre a física newtoniana e a filosofia cartesiana em toda a produção bibliográfica de Newton e Descartes, que marcam a construção de uma nova cosmologia na modernidade. A conclusão é de que a Modernidade operou uma “virada” cosmológica em relação ao período anterior. Muito de sua base filosófica tem raízes na Filosofia Antiga de Aristóteles, como todas as demais manifestações sociais e culturais da Modernidade nascente. Muitos pressupostos da Idade Média são questionados e superados. A Cosmologia atual ainda bebe muito das fontes galileias, newtoniana, kepleriana e cartesiana, com descobertas científicas e inovações tecnológicas de ponta. Apresentar uma evolução da história da cosmologia ocidental, bem como trabalhar com seus conceitos científicos e com suas aplicações tecnológicas, porta um imenso potencial de atuação educacional interdisciplinar com diferentes disciplinas do currículo escolar da educação básica, como Ciências, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7393_TB289_10122023170800.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN DIAS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renandoliveira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta investigação teve o objetivo de pesquisar a construção da cosmologia antiga e posteriormente a "virada" cosmológica moderna a partir da física de Galileu e Newton e da filosofia de Descartes. A metodologia da pesquisa consistiu na investigação das obras citadas na sequência, bem como de produções científicas relacionadas ao tema em jornais, revistas e anais de congressos e seminários. Primeiramente, procurou-se resgatar como o projeto epistemológico de Aristóteles, que é uma continuidade e uma ruptura com Platão, formou as bases metafísicas para uma posterior cosmologia do antigo mundo grego. Para tanto, a investigação recaiu sobre o livro “As Categorias” e sobre a “Metafísica” de Aristóteles, onde o filósofo sistematiza filosofias anteriores, as quais ele considera insuficientes para uma explicação da natureza das coisas e do cosmos. Em um momento seguinte, a investigação recaiu sobre os Livros 1 e 2 da “Física”, do mesmo autor, onde estão as bases dessa cosmologia. Por fim, a investigação recaiu sobre a física newtoniana e a filosofia cartesiana em toda a produção bibliográfica de Newton e Descartes, que marcam a construção de uma nova cosmologia na modernidade. A conclusão é de que a Modernidade operou uma “virada” cosmológica em relação ao período anterior. Muito de sua base filosófica tem raízes na Filosofia Antiga de Aristóteles, como todas as demais manifestações sociais e culturais da Modernidade nascente. Muitos pressupostos da Idade Média são questionados e superados. A Cosmologia atual ainda bebe muito das fontes galileias, newtoniana, kepleriana e cartesiana, com descobertas científicas e inovações tecnológicas de ponta. Apresentar uma evolução da história da cosmologia ocidental, bem como trabalhar com seus conceitos científicos e com suas aplicações tecnológicas, porta um imenso potencial de atuação educacional interdisciplinar com diferentes disciplinas do currículo escolar da educação básica, como Ciências, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e outras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.