O presente trabalho consiste na descrição de uma aula realizada ao ar livre nas dependências da escola, na Unidade de Ensino Integral Monsenhor Boson localizada no município de Água Branca Piauí, com apresença dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Na literatura, a germinação é abordada como um fenômeno biológico que pode ser considerado pelos botânicos como a retomada do crescimento do embrião, com o subsequente rompimento do tegumento pela radícula. O Ipê-Amarelo é uma espécie, encontrada em florestas pluviais e semidecíduas das regiões Amazônica, Sudeste e Nordeste, onde a família apresenta uma ampla variedade de usos etnobotânicos e econômicos. Durante aula foi realizada uma apresentação pelo professor, afim de mostrar como realiza-se a quebra da dormência das sementes coletadas, para gerar conhecimentos sobre dormência de sementes da espécie conhecida popularmente como Ipê-amarelo, a aula teve o objetivo para que os alunos agregassem conhecimentos sobre o tema. A aula consistiu primeiramente na apresentação das sementes para os alunos e uma explicação teórica sobre a espécie e sua importância, a escolha do ipê amarelo se deu pelo fato da planta ser encontrada em grande parte do Brasil. Durante a aula o professor preparou as sementes ao tempo que ia explicando para os alunos toda a metodologia, a preparação foi da seguinte forma, o professor utilizou papel toalha umedecido em recipientes, para que as sementes permanecessem úmidas e em seguida foram cobertas também com papel toalha, as mesmas foram umedecidas por um período de tempo para que pudessem germinar após os dias da aula prática. Após a experiência, com o passar dos dias as sementes vieram a germinar e mostradas aos alunos para que pudessem de fato entender todo o processo, e posteriormente alcançando assim um dos propósitos da aula.