O trabalho buscou introduzir a teoria da aprendizagem significativa, como principal metodologia, no ensino de Química, usando como ferramenta didática a ficção científica presente no universo Geek. A fundamentação teórica está embasada nos estudos de David Ausubel (1963) com o uso de subsunçores, conceito relacionado aos conhecimentos prévios presente na estrutura do conhecimento do indivíduo, e nos estudos de Howard Gardner acerca da teoria das inteligências múltiplas. A ficção científica neste trabalho funciona como subsunçor, facilitando a compreensão do que se estuda agregando os conhecimentos prévios dos alunos com o novo conhecimento, e gerando novos significados. O desenvolvimento aconteceu em 2 etapas: 1) Exposição de uma aula introdutória com uso dos super-heróis para explicar as noções básicas sobre polímeros e 2) Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos com explicação dos poderes de personagens do universo Marvel e DC por meio da Química. Ao final do desenvolvimento do trabalho foi possível alcançar os seguintes objetivos: compreensão do aluno acerca dos conceitos estudados, captação de significados e a capacidade de transferência do conhecimento nas mais diversas situações, incluindo as não conhecidas por meio da criação de um personagem. Além de comprovar a eficácia da ficção científica presente no universo Geek como ferramenta pedagógica para ensinar Química.