O USO DO UNIVERSO GEEK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96415 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2324 "inscrito_id" => 10172 "titulo" => "O USO DO UNIVERSO GEEK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O trabalho buscou introduzir a teoria da aprendizagem significativa, como principal metodologia, no ensino de Química, usando como ferramenta didática a ficção científica presente no universo Geek. A fundamentação teórica está embasada nos estudos de David Ausubel (1963) com o uso de subsunçores, conceito relacionado aos conhecimentos prévios presente na estrutura do conhecimento do indivíduo, e nos estudos de Howard Gardner acerca da teoria das inteligências múltiplas. A ficção científica neste trabalho funciona como subsunçor, facilitando a compreensão do que se estuda agregando os conhecimentos prévios dos alunos com o novo conhecimento, e gerando novos significados. O desenvolvimento aconteceu em 2 etapas: 1) Exposição de uma aula introdutória com uso dos super-heróis para explicar as noções básicas sobre polímeros e 2) Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos com explicação dos poderes de personagens do universo Marvel e DC por meio da Química. Ao final do desenvolvimento do trabalho foi possível alcançar os seguintes objetivos: compreensão do aluno acerca dos conceitos estudados, captação de significados e a capacidade de transferência do conhecimento nas mais diversas situações, incluindo as não conhecidas por meio da criação de um personagem. Além de comprovar a eficácia da ficção científica presente no universo Geek como ferramenta pedagógica para ensinar Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10172_TB2324_29102023160122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ÉRICA SEIXAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA SEIXAS" "autor_email" => "franciscaericaseixas@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96415 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2324 "inscrito_id" => 10172 "titulo" => "O USO DO UNIVERSO GEEK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O trabalho buscou introduzir a teoria da aprendizagem significativa, como principal metodologia, no ensino de Química, usando como ferramenta didática a ficção científica presente no universo Geek. A fundamentação teórica está embasada nos estudos de David Ausubel (1963) com o uso de subsunçores, conceito relacionado aos conhecimentos prévios presente na estrutura do conhecimento do indivíduo, e nos estudos de Howard Gardner acerca da teoria das inteligências múltiplas. A ficção científica neste trabalho funciona como subsunçor, facilitando a compreensão do que se estuda agregando os conhecimentos prévios dos alunos com o novo conhecimento, e gerando novos significados. O desenvolvimento aconteceu em 2 etapas: 1) Exposição de uma aula introdutória com uso dos super-heróis para explicar as noções básicas sobre polímeros e 2) Apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos com explicação dos poderes de personagens do universo Marvel e DC por meio da Química. Ao final do desenvolvimento do trabalho foi possível alcançar os seguintes objetivos: compreensão do aluno acerca dos conceitos estudados, captação de significados e a capacidade de transferência do conhecimento nas mais diversas situações, incluindo as não conhecidas por meio da criação de um personagem. Além de comprovar a eficácia da ficção científica presente no universo Geek como ferramenta pedagógica para ensinar Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10172_TB2324_29102023160122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ÉRICA SEIXAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA SEIXAS" "autor_email" => "franciscaericaseixas@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }