O oceano fornece uma grande quantidade de serviços ecossistêmicos e enfrenta diversos efeitos da poluição marinha. Os plásticos representam aproximadamente 80% dos resíduos poluentes e o grande agravante são os microplásticos, derivados da quebra por intemperismo natural desses materiais. Diante do exposto, questões relacionadas à preservação do meio ambiente e a sustentabilidade têm sido amplamente discutidas por diversas organizações mundiais. No entanto, ações que visam a ciência cidadã têm mostrado bons resultados na redefinição da forma no qual a sociedade percebe a natureza e os problemas ambientais. Considerando tal cenário, o projeto Mares sem Plástico da UFPB busca intervir por meio de ações educacionais para sensibilização e conservação de ambientes marinhos e costeiros, enfatizando a necessidade de reduzir o uso de plásticos e incentivando práticas sustentáveis de acordo com o ODS-14, que prevê a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. O objetivo do presente artigo é analisar o impacto da educação ambiental promovido pelo projeto Mares sem Plástico na comunidade São José, localizada na cidade de João Pessoa-PB, investigando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados durante a aplicação de oficinas. Através de entrevistas com o coordenador, professores e alunos do Centro Educacional Hannes Mueller, serão levantados dados relevantes para avaliar a eficácia do projeto na promoção da conscientização ambiental e na adoção de comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente marinho. Diante dos resultados apresentados, foi percebido o engajamento das crianças em todas as atividades propostas, como também, constatou-se que as ferramentas didáticas utilizadas contribuíram significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.