O presente trabalho tem por intuito mostrar que os vínculos afetivos influenciam positivamente no processo de ensino e aprendizagem e que resultam diretamente na diminuição da evasão escolar nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como sabemos, as relações afetivas são construídas e fortalecidas na família, na escola e na comunidade e que todas as experiências vivenciadas podem corroborar para uma relação de respeito, empatia e confiança. Imaginar na construção de uma comunidade escolar mais acolhedora, equitativa e solidária é pensar nos valores e afetos que fazem a diferença humana nas relações escolares. A pesquisa as contribuições dos vínculos afetivos no processo de ensino e aprendizagem na EJA foi realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos Alfredo Almeida Machado (CEJA) na cidade de Quixeramobim – CE. A finalidade do trabalho foi verificar as principais contribuições no processo de ensino e aprendizagem onde diferentes estratégias foram utilizadas, desde diálogos na própria escola a partir dos relatos de vida, visita nas casas dos alunos, conversas nos grupos de WhatsApp da sala e no WhatsApp individual, fortalecendo assim a relação professor/aluno e entre os próprios educandos, com isso, diminuindo a evasão escolar. Ressaltamos como principais metodologias utilizadas a escuta dos alunos nos turnos manhã, tarde e noite, dos professores e núcleo gestor da instituição, bem como a utilização da ferramenta google formulários, o de questionário com perguntas direcionadas sobre o tema.