A gamificação tem se mostrado uma abordagem inovadora e eficaz no campo da educação, conquistando cada vez mais espaço nas salas de aula. Ao trazer elementos dos jogos para o contexto educacional, especialmente no estudo do gênero textual artigo de opinião para uma turma de 9º ano, além de despertar o interesse, o engajamento e a motivação dos alunos, potencializa o processo de desenvolvimento de habilidades essenciais para o despertar do pensamento crítico e da argumentação. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas dos estudantes, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. O objetivo geral é desenvolver no estudante o domínio da escrita, de modo a não utilizá-la apenas como um mero código, mas como meio de agir de forma coerente e persuasiva em situações discursivas. A pesquisa justifica-se pela necessidade do uso efetivo de estratégias didáticas que desenvolvam a competência textual discursiva requerida para interagir em uma sociedade letrada e competitiva, considerando que a utilização da escrita opinativa requer conhecimento e argumentação, sendo, atualmente, um instrumento muito importante na consolidação do aluno como agente transformador do meio social no qual está inserido. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o desenvolvimento das habilidades discursivas e críticas dos estudantes, visando a uma formação mais completa e cidadã.