Algumas escolas do município de Petrópolis (RJ) institucionalizaram a proposta de trabalharem com um projeto nomeado Projeto Virtudes, o qual foi apresentado para as unidades por meio de uma palestra com o autor João Malheiro. O Projeto propõe que por meio de um movimento constante e contínuo, cada ano escolar do Ensino Fundamental desenvolva competências emocionais positivas, mediante habilidades que permeiem todas as disciplinas e espaços escolares, seja como conteúdo transdisciplinar ou currículo oculto. O lócus do estudo de caso que será apresentado por esse trabalho, será a Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, que o desenvolve há 7 anos. O que se buscou denotar foi o quanto a proposta conseguiu construir resultados positivos, à medida em que as práticas cotidianas foram se consolidando, deixando de ser um movimento vertical, que parte do corpo docente para o discente, passando a se constituir de um movimento horizontal, o qual, inclusive, ultrapassa os muros da escola. As ações promovidas por meio da visão reflexiva virtuosa demonstram o quanto o respeito ao próximo, a solidariedade, a valorização da própria vida e da vida do outro, a consciência ecológica, além da resiliência, precede as interações existentes em sala de aula e fora dela, e esse artigo visa tornar visível essa transformação comportamental.