Na área da educação vem ocorrendo diversas mudanças nas últimas décadas, em grande importância as técnicas que são utilizadas para os repasses das informações e conteúdos na sala de aula. Assim, a partir disso surgem novas alternativas para a resolução de alguns impasses no âmbito escolar para facilitar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas no ensino fundamental nos anos iniciais, com um olhar voltado para as Pessoas com Deficiência (PCD). No entanto, entre essas técnicas, possui as denominadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Que são responsáveis por causar o rompimento do modelo de ensino tradicional, onde o aluno passa a ser o protagonista na sala de aula. Participa de forma ativa no seu processo de aprender, sendo autônomo durante a construção dos seus conhecimentos. Este presente trabalho partiu da inquietação sobre o cenário atual que a educação de crianças com deficiências enfrentam dentro da sala de aula. Então, se faz necessário compreender os impasses encontrados na educação por meio do ensino-aprendizagem, com o intuito de identificar quais desmontes foram realizados nesta área, como também analisar como tais atitudes têm afetado a sua atuação. Deste modo, o levantamento bibliográfico que foi realizado para o desenvolvimento da pesquisa, comprovam as problemáticas que podem ser disseminadas no ensino-aprendizagem das crianças PCD.