O presente trabalho tem como objetivo a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o gênero cinematográfico animação com foco na produção A Era do Gelo para identificar suas potencialidades para explicar processos que ocorreram no tempo geológico da Terra. A utilização de filmes como recurso midiático no ambiente escolar, caracteriza-se como um componente promissor fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, permitindo que os alunos envolvidos possam aprender de forma lúdica e ilustrativa a partir da apresentação de determinado processos, de que forma ocorreu e qual perspectiva acarretou no acontecimento visto a partir dos conhecimentos paleontológicos. Serão analisados os elementos dos filmes tais como: cenários, homens da época, fauna e flora, com a intenção de verificar as possibilidades de fazer uma contextualização com o tempo geológico da Terra. Diante disso, foi-se feito inicialmente uma pesquisa na literatura sobre “filmes animados”, "gênero narrativo", "ensino de paleontologia" e "aprendizagem midiática". A partir das análises feitas, foi possível compreender que os filmes da A Era do Gelo possuem subsídios para que sejam utilizados em ambientes de ensino e aprendizagem, facilitando o entendimento de processos complexos, muitos dos quais são dificilmente compreendidos de maneira imediata por parte dos estudantes. Assim, a possibilidade de usufruir desse filme para a explicação desses determinados conteúdos se faz necessária, destacando-se, dessa forma, como uma melhor opção de abordagem didática em detrimento de um ensino tradicionalista.