As pesquisas sobre ensino de Geografia que se utilizam dos aportes da Teoria das Representações Sociais têm mostrado contribuições desse referencial para a área. Considerando essa relevância, a presente investigação objetivou compreender as representações de estudantes do Ensino Fundamental II acerca das escalas geográficas. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o mapa mental e a entrevista semiestruturada como instrumentos para a coleta de dados. Ao todo, participaram 101 estudantes de uma escola agrícola localizada em um município da mesorregião de Piracicaba. A partir das palavras, expressões e imagens que os alunos atribuíram e associaram às escalas geográficas, os dados foram interpretados com base nos elementos da Teoria das Representações Sociais, como os processos de objetivação e ancoragem, as esferas de pertença (subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva) e os núcleos central e periférico das representações. Os resultados indicam contribuições dessa teoria para compreender as representações que permeiam o ensinar e aprender Geografia, as contradições que existem nas representações, as mudanças na compreensão dos alunos ao longo do Ensino Fundamental II no que se refere ao objeto representacional estudado e o papel da escala em moldar como os sujeitos compreendem o mundo em que vivem.