Este estudo surgiu a partir de reflexões sobre a relação dos grupos de pesquisas que estudam a temática cidade, especialmente os vinculados ao ensino de Geografia, com as pesquisas que vêm sendo produzidas sobre o ensino de cidade no âmbito da Geografia escolar. Com isso, visamos responder a seguinte questão: em que medida os grupos de pesquisas sobre ensino de cidade influenciam na produção do conhecimento a respeito desta temática nos trabalhos de Pós-graduação em Geografia, no Brasil? Para responder esta questão, a construção deste trabalho teve por objetivo apresentar os grupos de pesquisas referente a cidade, especificamente aqueles que dialogam sobre o ensino de Geografia, no intuito de conceber a possível relação desses grupos com as produções acadêmicas acerca dessa temática. A pesquisa possui um enfoque descritivo dos grupos levantados no Diretório dos Grupos Pesquisas no Brasil, ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico — CNPq. Foram selecionados 13 grupos, dos quais 03 tratam especificamente do ensino de cidade. Para coletar as informações aplicou-se um questionário aos três líderes dos grupos. A organização e análise dos dados se deu através de uma abordagem qualitativa com a descrição das informações na respectiva sequência: nome do grupo, líderes, os principais temas estudados pelos grupos e suas repercussões e os tipos de pesquisas desenvolvidas por membros dos grupos. Os resultados mostram que os grupos tem influenciado na produção de pesquisas acadêmicas sobre o ensino de cidade.