As transformações socioespaciais, rápidas e complexas, presentes na espacialidade urbana de Ilhéus e Itabuna suscitou a análise das interações socioespaciais no processo de integração urbano-ambiental deste território. Foi constatado na pesquisa que a expansão urbana ampliou-se muito com a implantação de estradas, construídas para interligar núcleos urbanos, com indústrias do setor alimentício e outros equipamentos atrelados ao cultivo do cacau na região. Nesse contexto observa-se contradições dessa expansão, sobretudo no que diz respeito a apropriação da natureza pelo processo produtivo que tende a expandir-se sobre o território e ao mesmo tempo é obrigado a manter o equilíbrio ambiental do território como um todo. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência das interações socioespaciais no processo de integração urbano-ambiental no eixo rodoviário BR 415, Ilhéus-Itabuna. Especificamente, buscou registrar a gênese dos núcleos urbanos de Ilhéus e de Itabuna e do eixo rodoviário BR 415, rodovia Jorge Amado; avaliar a influência das atividades econômicas no processo de integração urbano-ambiental no eixo rodoviário, Ilhéus-Itabuna, demonstrando os problemas ambientais e as contradições do desenvolvimento das atividades econômicas nas áreas de mata Atlântica. Outra questão pensada foi a análise do processo de ocupação nas áreas do entorno da Rodovia, buscando identificar os tipos de usos do solo nas áreas do seu entorno, verificando o nível de dependência dos moradores do eixo rodoviário BR 415, Ilhéus-Itabuna, em relação ao comércio e serviços oferecidos nessas duas cidades; avaliando a expansão urbana, a condição das comunidades de baixa renda e a disposição de lixo e de esgoto nas margens do rio Cachoeira e da BR 415, no eixo Ilhéus-Itabuna; por fim foi feito uma análise dos dados coletados em campo, e dados do IBGE referentes aos censos 2000 e 2010, sobre o destino de lixo e de esgoto e a condição ambiental do rio Cachoeira, no curso paralelo ao eixo rodoviário Ilhéus-Itabuna.