Por meio da leitura cartográfica se tem maior entendimento dos objetos de conhecimento de Geografia, uma vez que a análise e a interpretação de mapas são necessárias para compreender informações humanas, físicas, econômicas e sociais no e do espaço geográfico. a abordagem deste estudo é referente a análise qualitativa respaldada por Ludke e André (2013), subsidiado pela cartografia colaborativa de acordo com as orientações de Almeida (2019). Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a contribuição da cartografia escolar no ensino fundamental II, a partir da percepção cartográfica dos estudantes do 6º ano do Ensino fundamental II de uma escola pública da rede estadual, inserida no município de Sertãozinho/SP. Os objetivos específicos se firmaram em reconhecer, a partir de exemplos díspares, as representações cartográficas como formas de orientação e localização de fenômenos na superfície da Terra; estabelecer a relação entre a dimensão de objetos e fenômenos na superfície terrestre e sua dimensão no mapa; identificar os elementos fundamentais dos mapas percebendo sua importância para a construção do conhecimento geográfico. Para tanto, fez-se levantamento bibliográfico e aplicação de sequência didática junto aos estudantes. Posterior a compilação dos dados, pode-se apontar que a maioria dos estudantes construiu um conhecimento notório acerca da linguagem cartográfica, observando que são saberes pertinentes ao dia a dia. A partir das análises e observações foi possível verificar que o manuseio de mapas analógicos, permitiu aos alunos explorarem os elementos do mapa, bem como compreenderem a função de cada um e adquirirem mais conhecimentos referentes a linguagem cartográfica.