A lógica neoliberal cada vez mais vem ocupando novos espaço no mundo contemporâneo. Novas roupagens se apresentam à educação, com suas características cada vez mais pautadas nessa lógica. A produção dos espaços na contemporaneidade é, majoritariamente, pautada pela ótica empresarial produtivista. Ao se tratar de modificações que afetam a dinâmica da sociedade, é necessário destacar o lugar da escola nesse contexto. Essa compreensão se faz pelas facetas conotativas dos discursos do governo à frente do estado brasileiro, proferidas pelo Ministério da Educação em deliberar políticas públicas educacionais. Essa pesquisa, busca analisar a Geografia na BNCC - Anos Finais do Ensino Fundamental, contextualizando politicamente a BNCC no contexto educacional brasileiro e problematizando a operacionalidade das competências e habilidades geográficas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado os estudos culturais, possibilitaram reorganizar os enunciados da BNCC, no que tange a precarização seguida pelos moldes culturais que hegemonizam populações e unificam saberes e práticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico buscando identificar os principais autores e conceitos para problematizar e orientar a pesquisa. Dessa maneira, foi constatado nesse horizonte analítico traçado perante os argumentos e problematizações ligadas as orientações e deliberações (im)postas pela BNCC, foi imprescindível a utilização da análise discursiva foucaultiana para visualizar tais condutas. Dentro das questões políticas, foi necessário entendê-la como objeto resultante de uma política pública que visa a melhoria da educação brasileira. Já no cenário educacional, BNCC é posicionada como força que aloca as modificações resultantes dela própria no contexto das escolas e dos currículos escolares.