A BNCC NO PANORAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93984 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 2268 "titulo" => "A BNCC NO PANORAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A lógica neoliberal cada vez mais vem ocupando novos espaço no mundo contemporâneo. Novas roupagens se apresentam à educação, com suas características cada vez mais pautadas nessa lógica. A produção dos espaços na contemporaneidade é, majoritariamente, pautada pela ótica empresarial produtivista. Ao se tratar de modificações que afetam a dinâmica da sociedade, é necessário destacar o lugar da escola nesse contexto. Essa compreensão se faz pelas facetas conotativas dos discursos do governo à frente do estado brasileiro, proferidas pelo Ministério da Educação em deliberar políticas públicas educacionais. Essa pesquisa, busca analisar a Geografia na BNCC - Anos Finais do Ensino Fundamental, contextualizando politicamente a BNCC no contexto educacional brasileiro e problematizando a operacionalidade das competências e habilidades geográficas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado os estudos culturais, possibilitaram reorganizar os enunciados da BNCC, no que tange a precarização seguida pelos moldes culturais que hegemonizam populações e unificam saberes e práticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico buscando identificar os principais autores e conceitos para problematizar e orientar a pesquisa. Dessa maneira, foi constatado nesse horizonte analítico traçado perante os argumentos e problematizações ligadas as orientações e deliberações (im)postas pela BNCC, foi imprescindível a utilização da análise discursiva foucaultiana para visualizar tais condutas. Dentro das questões políticas, foi necessário entendê-la como objeto resultante de uma política pública que visa a melhoria da educação brasileira. Já no cenário educacional, BNCC é posicionada como força que aloca as modificações resultantes dela própria no contexto das escolas e dos currículos escolares." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2268_TB470_12112023144335.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL JOSÉ DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "MANOEL NETO" "autor_email" => "mano.geo.neto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93984 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 2268 "titulo" => "A BNCC NO PANORAMA POLÍTICO E EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "A lógica neoliberal cada vez mais vem ocupando novos espaço no mundo contemporâneo. Novas roupagens se apresentam à educação, com suas características cada vez mais pautadas nessa lógica. A produção dos espaços na contemporaneidade é, majoritariamente, pautada pela ótica empresarial produtivista. Ao se tratar de modificações que afetam a dinâmica da sociedade, é necessário destacar o lugar da escola nesse contexto. Essa compreensão se faz pelas facetas conotativas dos discursos do governo à frente do estado brasileiro, proferidas pelo Ministério da Educação em deliberar políticas públicas educacionais. Essa pesquisa, busca analisar a Geografia na BNCC - Anos Finais do Ensino Fundamental, contextualizando politicamente a BNCC no contexto educacional brasileiro e problematizando a operacionalidade das competências e habilidades geográficas. Para desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado os estudos culturais, possibilitaram reorganizar os enunciados da BNCC, no que tange a precarização seguida pelos moldes culturais que hegemonizam populações e unificam saberes e práticas. Foi realizado um levantamento bibliográfico buscando identificar os principais autores e conceitos para problematizar e orientar a pesquisa. Dessa maneira, foi constatado nesse horizonte analítico traçado perante os argumentos e problematizações ligadas as orientações e deliberações (im)postas pela BNCC, foi imprescindível a utilização da análise discursiva foucaultiana para visualizar tais condutas. Dentro das questões políticas, foi necessário entendê-la como objeto resultante de uma política pública que visa a melhoria da educação brasileira. Já no cenário educacional, BNCC é posicionada como força que aloca as modificações resultantes dela própria no contexto das escolas e dos currículos escolares." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2268_TB470_12112023144335.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL JOSÉ DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "MANOEL NETO" "autor_email" => "mano.geo.neto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }