O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento sobre análise e monitoramento do uso público em parques naturais da Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar as potencialidades deste território enquanto espaço educador, especialmente para o ensino de Geografia, além de analisar como as unidades de conservação (UC) estão se consolidando e atendendo aos objetivos pelos quais foram criadas. A pesquisa busca ainda verificar possíveis potencialidades para a educação ambiental e utiliza a metodologia denominada Avaliação e Monitoramento de Uso Público em Parques (LORENZETTO & LINDOSO, 2015), as geotecnologias para compreender a realidade socioambiental desses espaços e os drones a fim de proporcionar autonomia no desenvolvimento das ações de controle e monitoramento ambiental nos Parques. A pesquisa possibilita que outras investigações científicas sejam realizadas, pois permeiam caminhos que vislumbram ações e práticas nas UC e permite pensar esses espaços como meios educativos, utilizando o Ensino de Geografia para compreender os aspectos físicos, sociais e ambientais das UC, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental da Baixada Fluminense, bem como em territórios com características análogas a este..