Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

EDUCAÇÃO CRÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS MILITARIZADAS

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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de militarização das escolas e seus impactos na vida dos profissionais da educação da disciplina de Geografia e da comunidade escolar como um todo. Do ponto de vista do método e da metodologia, a pesquisa possui caráter qualitativo e se fundamenta no método do Estudo de Caso. As escolas selecionadas para o estudo são: a) o Colégio militar D. Pedro II, antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Petrônio Barcelos; e b) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manaus, hoje militarizada e transformada no Colégio Tiradentes Unidade VII. Como metodologia e técnica de coleta de dados serão realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores e alunos, além da consulta e análise dos documentos oficiais federais e os das escolas selecionadas. Compreende-se, até o momento, que as práticas basilares que envolvem o ensino de Geografia, como reflexão, diálogo e debates são ausentes nessas instituições de ensino, o que atinge diretamente a oferta de uma educação crítica e de qualidade.

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