EDUCAÇÃO CRÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS MILITARIZADAS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94510 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 912 "titulo" => "EDUCAÇÃO CRÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS MILITARIZADAS" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de militarização das escolas e seus impactos na vida dos profissionais da educação da disciplina de Geografia e da comunidade escolar como um todo. Do ponto de vista do método e da metodologia, a pesquisa possui caráter qualitativo e se fundamenta no método do Estudo de Caso. As escolas selecionadas para o estudo são: a) o Colégio militar D. Pedro II, antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Petrônio Barcelos; e b) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manaus, hoje militarizada e transformada no Colégio Tiradentes Unidade VII. Como metodologia e técnica de coleta de dados serão realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores e alunos, além da consulta e análise dos documentos oficiais federais e os das escolas selecionadas. Compreende-se, até o momento, que as práticas basilares que envolvem o ensino de Geografia, como reflexão, diálogo e debates são ausentes nessas instituições de ensino, o que atinge diretamente a oferta de uma educação crítica e de qualidade." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID912_TB1629_10112023013555.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE FLORENTINO" "autor_nome_curto" => "RAIANE" "autor_email" => "raiane.florentino@unir.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94510 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 912 "titulo" => "EDUCAÇÃO CRÍTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS MILITARIZADAS" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de militarização das escolas e seus impactos na vida dos profissionais da educação da disciplina de Geografia e da comunidade escolar como um todo. Do ponto de vista do método e da metodologia, a pesquisa possui caráter qualitativo e se fundamenta no método do Estudo de Caso. As escolas selecionadas para o estudo são: a) o Colégio militar D. Pedro II, antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Petrônio Barcelos; e b) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manaus, hoje militarizada e transformada no Colégio Tiradentes Unidade VII. Como metodologia e técnica de coleta de dados serão realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores e alunos, além da consulta e análise dos documentos oficiais federais e os das escolas selecionadas. Compreende-se, até o momento, que as práticas basilares que envolvem o ensino de Geografia, como reflexão, diálogo e debates são ausentes nessas instituições de ensino, o que atinge diretamente a oferta de uma educação crítica e de qualidade." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID912_TB1629_10112023013555.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE FLORENTINO" "autor_nome_curto" => "RAIANE" "autor_email" => "raiane.florentino@unir.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }