Diante da estratégia de expansão territorial promovida pela empresa-plataforma Uber, a cidade de Marabá, PA, passa a contar, a partir de 2017, com novo modal de transporte de passageiros mediado por aplicativo. A chegada da Uber e a difusão de outras plataformas digitais e aplicativos, como (99, Bora 94 e Urbano Norte) é seguida de uma série de resistências na escala local, promovidas por trabalhadores amparados legalmente para exercer o transporte de passageiros e pelo poder público municipal, que buscam meios de obstaculizar que tais serviços sejam implementados no espaço urbano de Marabá. O objetivo desse trabalho é descrever a chegada dos serviços de transporte privado de passageiros mediado por aplicativos digital em Marabá, PA, destacando os conflitos entre os trabalhadores e a mediação do Estado no sentido de minimizar tais conflitos por meio da formalização, regulamentação e fiscalização desses serviços na cidade. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa baseiam-se no levantamento e análise bibliográfica, teórica e empírica, sobre a temática abordada, bem como na obtenção de dados secundários e primários por meio de pesquisa documental, disponível em sites, blogs, portais de notícias e bancos de dados de órgãos públicos e de trabalhos de campo, com observações diretas que foram sistematizados e considerados por meio de análise de caráter qualitativo, o que permite ultrapassar os limites da mera descrição e buscar uma reflexão mais ampla sobre a temática abordada e acerca de suas conexões com a produção do espaço urbano em Marabá.