A importância do conceito de paisagem para a geografia escolar antecede a institucionalização da Geografia acadêmica no Brasil. Pois, este conceito possibilita ao educando percepções das diferenças entre paisagens naturais e urbanas, ou seja, levando a estes a compreendendo a divisão existente entre os aspectos naturais e antrópicos de nosso planeta. A partir desta percepção, em diversos livros didáticos a definição de paisagem é encontrada como um conjunto de elementos naturais e culturais que podemos enxergar nos lugares que vivenciamos ou vemos. Sendo este sentido um dos pais importes para se perceber a paisagem. Entretanto, é importante frisar que em nossas salas de aulas comuns poderemos ter educandos que não possuem um ou mais sentidos, nesta pesquisa se destaca os educandos com deficiência visual. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo, localizada em Belém/PA a mesma é referência e abrange a região metropolitana no atendimento de alunos com deficiência visual, além de desenvolver trabalhos com a educação Infantil, psicopedagogia, deficiência múltipla, projeto alternativo de alfabetização braille, reabilitação – orientação e mobilidade. O trabalho teve por objetivo analisar como se dava a compreensão do conceito de paisagem para alunos com deficiência visual e a partir desta construir uma nova forma de apreensão sobre o conceito de paisagem atrelada à fenomenologia.