Este artigo apresenta práticas acerca do letramento cartográfico na educação infantil, tomando como pressuposto que na primeira etapa da educação básica o atendimento está direcionado às crianças de 0 a 5 anos de idade e o trabalho pedagógico fundamenta-se nas interações e brincadeiras articuladas aos processos de ensino e aprendizagem com base nas múltiplas linguagens. A investigação tem como referência a natureza qualitativa de pesquisa e elege como abordagem metodológica a pesquisa-ação. Estabelece interlocuções entre referências teóricas da Educação Infantil e Geografia a partir dos estudos de Gobbi (2010) e Castellar (2011), para fundamentar o debate sobre o letramento cartográfico como uma linguagem a ser desenvolvida na Educação Infantil. Com base nos estudos realizados com um grupo de 23 crianças entre 4 e 5 anos, evidenciou-se possibilidades de experiências pedagógicas cujo saber cartográfico se fizeram presentes. A partir de questionamentos fundamentais da Geografia, as experiências tiveram como ponto de partida o princípio da localização para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Esperamos com este estudo reafirmar a importância do desenvolvimento do pensamento geográfico desde a Educação Infantil e do diálogo das áreas pedagógica e geográfica.