O presente relato trata da experiência com a elaboração do Atlas do Geográfico Escolar do Amapá em 2022, construídos por pesquisadores do IEPA-Amapá e professores e discentes do Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá em diálogo com professores de geografia da rede básica de ensino do Amapá. Busca-se ainda, com o relatado evidenciar a importância da participação de professores de geografia na construção dos atlas escolares de cunho regional como o elaborado. O processo de construção do Atlas envolveu pesquisas bibliográficas e documentais, além da participação de professores da rede básica de ensino como avaliadores críticos do material via diálogoe a aplicação de questionário em que o material foi avaliado e recebeu contribuições individuais dos docentes. A partir disso foi possível identificar a necessidade da inclusão de temáticas não contempladas e ajustes necessários na versão preliminar do Atlas apresentada aos professores visando as informações apresentadas serem mais acessíveis para se trabalhar em sala de aula. Somado a isso foram também incluídas no atlas ilustrações com temas regionais desenhados por um professor de Geografia da rede estadual de ensino, fatores que culminaram na produção do primeiro material didático do tipo para uso nas escolas amapaenses.