A pesquisa está alicerçada na perspectiva de estudo do Lugar, tendo o objetivo de compreender as potencialidades dos recursos didáticos voltados ao ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Os estudos em andamento têm oportunizado experienciar diversos recursos didáticos, nos quais incluem-se o aporte do Lugar e da Paisagem, implicando em outras formas de pensar a Região e o Território. Observar o Lugar segundo a perspectiva do ensino-aprendizado, tem-se demonstrando como a) exímio recurso didático b) tendo em vista a apreensão significativa do conhecimento geográfico e, c) dada a amplitude de construções cognitivas ao se examinar interconexão de lugares. Do ponto de vista metodológico ampara-se a pesquisa qualitativa com a perspectiva da i) delineação progressiva do foco de estudo; ii) adequação (e reformulação) das questões analíticas; iii) aprofundamento de revisão de literatura; iv) revisão e adequação teórica mediante às informações e produções e seu exercício empírico. Inclui-se nos trabalhos de pesquisa, pensar a ambiência do Lugar segundo a capacidade geradora de sociabilidades que oportunizem entrelaçamento de saberes a partir de contextos adquiridos no cotidiano dos estudantes de Ensino Médio. Ainda, inclui-se sinergias no produzir recursos didáticos (físico e digital) de modo a ampliar possibilidades e diversidade didáticas voltadas ao trabalho docente no ensino da Geografia. Ampliar a diversidade de recursos didáticos ao Ensino de Médio demandou a revisão no campo teórico e metodológico as formas uso dos recursos didáticos tendo em vista o manejo e a amplificação de interesses que signifiquem a produção de aprendizagens significativas do conhecimento geográfico.