Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

ENTRELAÇANDO SABERES... O SIGNIFICADO DOS RECURSOS DIDÁTICOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94309
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1167
    "inscrito_id" => 1821
    "titulo" => "ENTRELAÇANDO SABERES... O SIGNIFICADO DOS RECURSOS DIDÁTICOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A pesquisa está alicerçada na perspectiva de estudo do Lugar, tendo o objetivo de compreender as potencialidades dos recursos didáticos voltados ao ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Os estudos em andamento têm oportunizado experienciar diversos recursos didáticos, nos quais incluem-se o aporte do Lugar e da Paisagem, implicando em outras formas de pensar a Região e o Território. Observar o Lugar segundo a perspectiva do ensino-aprendizado, tem-se demonstrando como a) exímio recurso didático b) tendo em vista a apreensão significativa do conhecimento geográfico e, c) dada a amplitude de construções cognitivas ao se examinar interconexão de lugares. Do ponto de vista metodológico ampara-se a pesquisa qualitativa com a perspectiva da i) delineação progressiva do foco de estudo; ii) adequação (e reformulação) das questões analíticas; iii) aprofundamento de revisão de literatura; iv) revisão e adequação teórica mediante às informações e produções e seu exercício empírico. Inclui-se nos trabalhos de pesquisa, pensar a ambiência do Lugar segundo a capacidade geradora de sociabilidades que oportunizem entrelaçamento de saberes a partir de contextos adquiridos no cotidiano dos estudantes de Ensino Médio. Ainda, inclui-se sinergias no produzir recursos didáticos (físico e digital) de modo a ampliar possibilidades e diversidade didáticas voltadas ao trabalho docente no ensino da Geografia. Ampliar a diversidade de recursos didáticos ao Ensino de Médio demandou a revisão no campo teórico e metodológico as formas uso dos recursos didáticos tendo em vista o manejo e a amplificação de interesses que signifiquem a produção de aprendizagens significativas do conhecimento geográfico."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1821_TB1167_23112023162928.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCO ANTONIO PAGEL"
    "autor_nome_curto" => "MARCO"
    "autor_email" => "marco.pagel@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94309
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1167
    "inscrito_id" => 1821
    "titulo" => "ENTRELAÇANDO SABERES... O SIGNIFICADO DOS RECURSOS DIDÁTICOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A pesquisa está alicerçada na perspectiva de estudo do Lugar, tendo o objetivo de compreender as potencialidades dos recursos didáticos voltados ao ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Os estudos em andamento têm oportunizado experienciar diversos recursos didáticos, nos quais incluem-se o aporte do Lugar e da Paisagem, implicando em outras formas de pensar a Região e o Território. Observar o Lugar segundo a perspectiva do ensino-aprendizado, tem-se demonstrando como a) exímio recurso didático b) tendo em vista a apreensão significativa do conhecimento geográfico e, c) dada a amplitude de construções cognitivas ao se examinar interconexão de lugares. Do ponto de vista metodológico ampara-se a pesquisa qualitativa com a perspectiva da i) delineação progressiva do foco de estudo; ii) adequação (e reformulação) das questões analíticas; iii) aprofundamento de revisão de literatura; iv) revisão e adequação teórica mediante às informações e produções e seu exercício empírico. Inclui-se nos trabalhos de pesquisa, pensar a ambiência do Lugar segundo a capacidade geradora de sociabilidades que oportunizem entrelaçamento de saberes a partir de contextos adquiridos no cotidiano dos estudantes de Ensino Médio. Ainda, inclui-se sinergias no produzir recursos didáticos (físico e digital) de modo a ampliar possibilidades e diversidade didáticas voltadas ao trabalho docente no ensino da Geografia. Ampliar a diversidade de recursos didáticos ao Ensino de Médio demandou a revisão no campo teórico e metodológico as formas uso dos recursos didáticos tendo em vista o manejo e a amplificação de interesses que signifiquem a produção de aprendizagens significativas do conhecimento geográfico."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1821_TB1167_23112023162928.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCO ANTONIO PAGEL"
    "autor_nome_curto" => "MARCO"
    "autor_email" => "marco.pagel@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa está alicerçada na perspectiva de estudo do Lugar, tendo o objetivo de compreender as potencialidades dos recursos didáticos voltados ao ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Os estudos em andamento têm oportunizado experienciar diversos recursos didáticos, nos quais incluem-se o aporte do Lugar e da Paisagem, implicando em outras formas de pensar a Região e o Território. Observar o Lugar segundo a perspectiva do ensino-aprendizado, tem-se demonstrando como a) exímio recurso didático b) tendo em vista a apreensão significativa do conhecimento geográfico e, c) dada a amplitude de construções cognitivas ao se examinar interconexão de lugares. Do ponto de vista metodológico ampara-se a pesquisa qualitativa com a perspectiva da i) delineação progressiva do foco de estudo; ii) adequação (e reformulação) das questões analíticas; iii) aprofundamento de revisão de literatura; iv) revisão e adequação teórica mediante às informações e produções e seu exercício empírico. Inclui-se nos trabalhos de pesquisa, pensar a ambiência do Lugar segundo a capacidade geradora de sociabilidades que oportunizem entrelaçamento de saberes a partir de contextos adquiridos no cotidiano dos estudantes de Ensino Médio. Ainda, inclui-se sinergias no produzir recursos didáticos (físico e digital) de modo a ampliar possibilidades e diversidade didáticas voltadas ao trabalho docente no ensino da Geografia. Ampliar a diversidade de recursos didáticos ao Ensino de Médio demandou a revisão no campo teórico e metodológico as formas uso dos recursos didáticos tendo em vista o manejo e a amplificação de interesses que signifiquem a produção de aprendizagens significativas do conhecimento geográfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.