O presente texto objetiva relatar a experiência da prática docente com as mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da disciplina de Geografia essa ministrada na Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica “Prof. Milton Marques Curvo”, localizada na zona urbana, do Município de Cáceres, no Estado do Mato Grosso, bem como fazer uma correlação com a falta de educação oferecida a AMAFPA (Associação de Mulheres da Agricultura Familiar do Portal da Amazônia), presente no Município de Terra Nova do Norte, também no Estado de Mato Grosso, pois as duas experiências retratam o descaso do acesso tardio dessas mulheres ao sistema educacional, devido as imposições patriarcais. As metodologias adotadas para a elaboração desse trabalho foram o levantamento bibliográfico e o trabalho empírico. A primeira etapa foi a revisão de obras pertinente à temática e para a pesquisa empírica a observação participante. Sob o enfoque da geografia feminista, pôde-se constatar que há similitude entre as alunas da EJA e as mulheres da associação AMAFPA, onde observa-se uma falta de acessibilidade ao sistema educacional, a maioria relata o mesmo que as da EJA, a influência do patriarcado. Como resultado, podemos perceber que há uma lacuna a ser preenchida, no que diz respeito à acessibilidade e a visibilidade feminina, fatores primordiais para o sistema educacional de qualidade, na EJA buscando melhorias na educação e o mesmo ser aplicado a todos, independentemente da localidade ou gênero.