Atualmente, o fenômeno da gourmetização vem sendo difundido em diferentes segmentos econômicos, como restaurantes, bares e salões de beleza. Neste sentido, o atendimento nestes estabelecimentos é exclusivo, com características diferenciadas, possui abrangência global, sobretudo nos grandes centros urbanos. À exemplo desse fenômeno, tem-se a cidade de Altamira/PA, em que se observa uma expansão significativa deste tipo de seguimento nos últimos anos. O objetivo desse trabalho é compreender os aspectos da Gourmetização de alimentos e as relações estabelecidas entre o consumo nos seguintes segmentos: Restaurantes, Salões de Beleza e Hamburguerias. Prima-se, ainda, em entender o processo histórico da Gourmetização e analisar o acesso a esses serviços pela população no espaço urbano de Altamira, e a partir disso, refletir como esse fenômeno modifica as relações sociais entre classes. A cidade de Altamira desenvolve um papel de centralidade regional na dinâmica da região do Xingu, e foi um dos municípios atingidos diretamente pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM). Para tal, a pesquisa analisou três tipos de estabelecimentos que possuem características gourmetizadas: restaurantes, barbearias e hamburguerias. Para isso, foram aplicados formulários semiestruturados nesses estabelecimentos para verificar quais os tipos de serviços que esses espaços oferecem. Assim, foi possível observar que esses espaços oferecem produtos e serviços mais elaborados e diferenciados, o que faz aumentar o preço do produto do “melhor serviço”, gerando então uma estratificação social nesses espaços.