O objetivo desse relato de experiência é descrever a didática e as atividades desenvolvidas pelo projeto “ Conhecendo o mundo através dos mapas”, sob o enfoque da disciplina de Geografia, apresentando as experiências dos discentes no processo de desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal. O projeto está sendo desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Antônio de Magalhães no município de Formosa, no Estado de Goiás, nas disciplinas curriculares de Geografia, Matemática e Artes do 7° ano do ensino fundamental II. A justificativa para a realização do projeto foi a necessidade de desenvolver os pré-requisitos básicos comuns nas disciplinas envolvidas, como o raciocínio matemático, o raciocínio espaço-temporal, e as habilidades de leitura e interpretação. A metodologia adotada foi a realização de encontros presenciais (9 ao todo), onde o educando é colocado como agente ativo no processo. Três encontros já foram realizados para trabalhar as seguintes temáticas: conceito e história da cartografia, elementos dos mapas, paisagem, urbano e rural. Utilizou-se fatos empíricos do cotidiano e recursos digitais (Google Maps, Google Earth e Jogos Cartográficos). Nesses encontros os educandos realizaram várias atividades práticas, dentre elas, a identificação dos elementos que compõem os mapas, os tipos de mapas, o caminho até a escola, a localização dos locais de trabalho dos pais e familiares e dos principais pontos de referências como igrejas, praças, universidades, parques municipais e outros. Nos próximos encontros serão utilizados jogos cartográficos para trabalhar o conceito de escala e recursos digitais para comparar mapas antigos e atuais.