SANTOS, Lucas Da Silva et al.. Ensino de cidade e o audivisual. Anais do XV ENANPEGE... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94084>. Acesso em: 25/12/2024 23:10
Este trabalho teve como percursor minha pesquisa na graduação. Grupo de pesquisa dedica se analisar a relação de ensinar e de aprender sobre a cidade de São Gonçalo por alunos e professores de geografia. Para tanto, o estudo pretende trabalhar como os sujeitos compreendem as concepções sociais e físicas, a partir dos conceitos principais de cidade e urbano, tendo como os conceitos de território, lugar, paisagem, cidadania, solo e relevo, fundamentos para entender em suas práticas cotidianas escolares. A partir dessa análise, desenvolver conjuntamente, atividades que promovam a discussão sobre a importância de pensar como a cidade de São Gonçalo pode ser um objeto de estudo. A cidade, enquanto organização espacial nos fornece múltiplas leituras do espaço vivido, da territorialidade, do lugar do cidadão e das paisagens impressas na memória viva da sociedade. Pensar como ensinar a cidade e o urbano possibilita aos professores e aos alunos reconstruírem sua própria espacialidade, tomando consciência espacial dos aspectos sociais e físicas que são próprias da cidade onde vivem. A Educação Geográfica tem o principio de repensar práticas para construção dos conhecimentos geográficos que façam sentido para os alunos e organizando as práticas pedagógicas em Geografia em direção as novas concepções de trabalhar o ensino e a aprendizagem. Já no mestrado dei prosseguimento com tal pesquisa, mas sendo neste momento só uma ideia inicial tirada do meu pré-projeto, na qual aborda o uso do audiovisual para ensino de cidade.