O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado cuja dissertação foi apresentada em 2022. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: como o diálogo entre Geografia e Literatura pode potencializar o ensino de Geografia na Educação Básica? Para contribuir em respostas provisórias a essa pergunta, traçamos o seguinte plano: aplicar uma proposta pedagógica no Ensino Básico em diálogo com uma obra literária. O método que sustentou a nossa leitura de mundo foi a Complexidade, de Edgard Morin, sustentado por três princípios da Complexidade: Princípio Dialógico, Recursivo e Hologramático. A obra escolhida foi Os Ratos de Dyonélio Machado, por ter Porto Alegre como palco. A partir da escolha, traçamos um caminho metodológico que foi dividido em três momentos: o primeiro foi a análise da textualidade geográfica presente na obra; o segundo foi a construção da proposta - utilizando a BNCC como referência curricular; o terceiro momento foi a aplicação da atividade em uma turma de 8º do Ensino Fundamental e consequente avaliação dos resultados. As considerações sobre a pesquisa são de que o diálogo entre Geografia e Literatura pode ser muito potente para o exercício do raciocínio geográfico - desde que esteja alinhado a um método científico e aos conceitos da Geografia. Ensinar peloo método se caracteriza como importante para a realização das atividades no Ensino Básico que busquem a superação de uma aprendizagem baseada apenas na informação dos sujeitos.