MATOS, Bruna Alves et al.. Projetos pedagógicos: um convite à práxis. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94>. Acesso em: 21/11/2024 22:49
O presente artigo aborda o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado: A relação teoria e prática nos cursos de formação de professor: a relação teoria e prática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da UFPB, realizado no período de agosto de 2011 à janeiro de 2012, bem como os resultados iniciais e as dificuldades encontradas nesse caminho. O projeto tem início a partir de reflexões acerca dos documentos que orientam os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura na UFPB. Neste estudo, a relação teoria e prática é analisada enquanto práxis, que une a teoria e a prática para a transformação do sujeito consciente. A pesquisa desenvolve-se em uma perspectiva qualitativa, tendo como caminho teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético. A metodologia de análise do material empírico baseia-se no processo hermenêutico-crítico. Apesar de ser um tema bastante discutido no âmbito acadêmico, uma vez que os documentos apontam para a prática ao longo do Curso e para o trabalho como princípio educativo, a análise documental aponta que a concretização dessa proposta, nos Cursos de Licenciatura da UFPB, necessita ser reavaliada.