O ACORDAR DOCENTE: MEMÓRIA DE FORMAÇÃO COMO PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 161 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 2568 "titulo" => "O ACORDAR DOCENTE: MEMÓRIA DE FORMAÇÃO COMO PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar as reflexões produzidas por professoras ribeirinhas que atuam na Escola São João Batista na Ilha do Campompema (Abaetetuba/Pa) e analisar como as mesmas re-significam suas práticas docentes a partir do ingresso no curso de formação inicial-graduação que realizaram no curso de Pedagogia das águas no Campus Universitário de Abaetetuba- Universidade Federal do Pará. Essas narrativas memorialísticas são fruto de um trabalho de pesquisa sobre Memória e Formação docente realizada através do projeto Memória e Prática Docente: Uma análise Freiriana, financiada pelo PIBIC/CNPQ durante o ano de 2010/2011 e contou com a participação dos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEM/UFPA). Utilizamos a história oral como recurso metodológico na construção dessa pesquisa. No processo de coleta de dados utilizamos as entrevistas individuas para o registro das narrativas memorialistas das professoras. Este estudo nos fez perceber que a formação inicial do professor é de suma importância para o desenvolvimento de uma prática comprometida com a aprendizagem do aluno, e usar a memória docente para abordar acontecimentos da profissão permite a reflexão e aperfeiçoamento do fazer pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Prática, Memória, Escola, Docente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "48c3ec5c3a93a9e294a8a6392ccedeb4.odt" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-03 16:28:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENILCE REIS FARIAS" "autor_nome_curto" => "ELENILCE FARIAS" "autor_email" => "elenilce.reis@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 161 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 2568 "titulo" => "O ACORDAR DOCENTE: MEMÓRIA DE FORMAÇÃO COMO PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar as reflexões produzidas por professoras ribeirinhas que atuam na Escola São João Batista na Ilha do Campompema (Abaetetuba/Pa) e analisar como as mesmas re-significam suas práticas docentes a partir do ingresso no curso de formação inicial-graduação que realizaram no curso de Pedagogia das águas no Campus Universitário de Abaetetuba- Universidade Federal do Pará. Essas narrativas memorialísticas são fruto de um trabalho de pesquisa sobre Memória e Formação docente realizada através do projeto Memória e Prática Docente: Uma análise Freiriana, financiada pelo PIBIC/CNPQ durante o ano de 2010/2011 e contou com a participação dos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEM/UFPA). Utilizamos a história oral como recurso metodológico na construção dessa pesquisa. No processo de coleta de dados utilizamos as entrevistas individuas para o registro das narrativas memorialistas das professoras. Este estudo nos fez perceber que a formação inicial do professor é de suma importância para o desenvolvimento de uma prática comprometida com a aprendizagem do aluno, e usar a memória docente para abordar acontecimentos da profissão permite a reflexão e aperfeiçoamento do fazer pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Prática, Memória, Escola, Docente" "idioma" => "Português" "arquivo" => "48c3ec5c3a93a9e294a8a6392ccedeb4.odt" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-03 16:28:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENILCE REIS FARIAS" "autor_nome_curto" => "ELENILCE FARIAS" "autor_email" => "elenilce.reis@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }