Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ACORDAR DOCENTE: MEMÓRIA DE FORMAÇÃO COMO PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: Prática, Memória, Escola, Docente Comunicação Oral 12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as reflexões produzidas por professoras ribeirinhas que atuam na Escola São João Batista na Ilha do Campompema (Abaetetuba/Pa) e analisar como as mesmas re-significam suas práticas docentes a partir do ingresso no curso de formação inicial-graduação que realizaram no curso de Pedagogia das águas no Campus Universitário de Abaetetuba- Universidade Federal do Pará. Essas narrativas memorialísticas são fruto de um trabalho de pesquisa sobre Memória e Formação docente realizada através do projeto Memória e Prática Docente: Uma análise Freiriana, financiada pelo PIBIC/CNPQ durante o ano de 2010/2011 e contou com a participação dos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEM/UFPA). Utilizamos a história oral como recurso metodológico na construção dessa pesquisa. No processo de coleta de dados utilizamos as entrevistas individuas para o registro das narrativas memorialistas das professoras. Este estudo nos fez perceber que a formação inicial do professor é de suma importância para o desenvolvimento de uma prática comprometida com a aprendizagem do aluno, e usar a memória docente para abordar acontecimentos da profissão permite a reflexão e aperfeiçoamento do fazer pedagógico.

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