NUNES, Jordana Alves. Aprendizagem: as dificuldades em foco.. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/299>. Acesso em: 24/11/2024 09:52
ResumoO presente trabalho objetivou oportunizar um maior aprofundamento teórico sobre as dificuldades de aprendizagem. Tendo por base as discussões realizadas durante a disciplina Aspectos Psicossocias da Aprendizagem. A questão que direcionou o estudo foi: o que são consideradas dificuldades de aprendizagem e como podemos identificar um aluno que apresenta tais dificuldades? Utilizamos como referencial teórico Fonseca (2008), Vigotski (2001), Garcia (1998), Correia (2004), dentre outros. Sabendo que a aprendizagem é um processo contínuo que depende de vários fatores, na qual podemos citar: memória, atenção, pensamento e linguagem em que a soma deles podem levar o aluno a uma aprendizagem satisfatória. No entanto, a ausência de algum deles pode interferir nesse processo, causando uma dificuldade de aprendizagem. Leituras, escritas, cálculos são algumas das dificuldades mais encontradas no ambiente escolar. É nesse momento que a conduta do professor é imprescindível para superação dessas dificuldades, pois envolve os aspectos teóricos, metodológicos e práticos do mesmo.Palavras chaves: Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem e Papel do Professor.