O trabalho intitulado Práticas Educativas como Instrumentos da Decolonização na Comunidade Indígena kokama Sapotal: Reflexo Educativo Local. , tem como objetivo identificar às práticas educativas e socioculturais dos docentes da Comunidade Indígena Kokama de Sapotal. O trabalho tem como procedimentos metodológicos os métodos qualitativo e quantitativo, os mesmos possibilitaram-nos identificar às práticas educativas decoloniais e socioculturais dos docentes da Comunidade Indígena Kokama de Sapotal e conhecer os motivos pelos quais essas práticas educativas e a cultura se mantinham no anonimato e desconhecidas. A coleta de dados foi feita por meio de trabalho de campo, entrevistas narrativas, questionários de natureza individual e coletiva, também foram utilizados outros artifícios digitais como o Google Earth para mapear a área da comunidade, câmera fotográficas, usada para registro das práticas, gravador de voz, mapas e entre outros. As pesquisas bibliográficas tendo como: artigos, livros e revistas serviram como bases teóricas de grades importâncias para o enriquecimento do trabalho nas quais foram encontradas informações prévias para o enriquecimento do trabalho. Os resultados da pesquisa partiram-se através das narrativas, questionários, trabalhos de campo e pesquisas bibliográficas e através dos docentes indígenas kokama, possibilitando-nos entender suas práticas educativas e socioculturais que estiveram no anonimato por muito tempo, destacando e assim dando potencialidade à essas práticas através das produções feitas pelos docentes da comunidade, tendo em vista como práticas educativas e reflexo local. Com os resultados da pesquisa, possibilitem que as atenções se voltem para a relevância de se compreender as potencialidades e produções resultantes do fazer pedagógico dos docentes indígenas, para se repensar as políticas públicas para a formação de professores indígenas, sobretudo da Escola Municipal Marechal Rondon, localizada na comunidade de Sapotal.