O presente trabalho buscou possibilitar aos educadores e educandos do Colégio Estadual Aparício José da Silva e da Escola Família Agrícola José Nunes da Matta, no município de Angical-BA alternativas metodológicas para o ensino de Cartografia Escolar no Ensino Médio, visando facilitar a compreensão dos conteúdos da Cartografia na Escola e despertar os estudantes para possíveis leituras do mundo a sua volta - cidade, bairro e escola- compreendendo os elementos e suas interações nesses espaços.Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa aqui realizada teve um caráter explicativo e exploratório pautada no ensino da Cartografia nas aulas de Geografia. Do ponto de vista explicativo, buscando evidenciar e elencar os elementos que colaboram para existência de questões acerca dos saberes Cartográficos presentes no ensino de Geografia. Utilizou-se também questionários e proposta de intervenção. As informações coletadas nos fizeram não somente detectar problemas e lacunas na Cartografia escolar aplicada no ensino médio. Fizeram refletir também sobre quais caminhos podem ser seguidos que permitam contribuir na superação de dificuldades sobre o tema no intuito de contribuir com a superação de algumas dessas dificuldades.