Ao considerar a relevância de articular a discussão da geodiversidade a variados ambientes, tais como, os escolares, este trabalho buscou analisar a relevância do ensino geográfico, especialmente dos elementos não vivos em vista de sua conservação e uso sustentável. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico, registros fotográficos e análise qualitativa embasada em Araújo (2021) do Morro Mirante, Beneditinos e da Cachoeira da Campeira, Alto Longá, Piauí, com o propósito de subsidiar as propostas geoducativas: questionário Google Forms, questionário de programa de televisão Morro do Mirante, quebra-cabeça e o quiz Cachoeira da Campeira como alternativa a educação ambiental, os materiais propostos foram embasados nas habilidades da BNCC e do currículo do estado do Piauí para o 4º ano, respectivamente, EF04GE11 e EF04GE11.02 PI e elaborados por meio das plataformas: Jigsaw puzzle game, Canva, Google Forms e Wordwall. Os resultados apontam o rico potencial dos pontos de interesses supracitados, o que proporcionou a elaboração de sugestões geoeducativas a serem trabalhadas no 4º ano do ensino fundamental dos municípios de Alto Longá e Beneditinos, Piauí, visando articular os jogos à discussão socioambiental dos dois pontos aqui discutidos de forma dinâmica, lúdica, significativa e considerando a realidade dos estudantes que residem nesses municípios.