Resumo Esta prática abrange dois fenômenos importantes para o raciocínio geográfico. O primeiro refere-se ao respeito à diversidade, a partir da compreensão do princípio da Ordem ou Arranjo Espacial, levando em consideração que o preconceito é consequência de uma situação histórico-espacial, regida pela intenção da sociedade. O segundo fenômeno diz respeito à consciência ambiental, oportunizando a leitura das invisibilidades no espaço vivido pelos alunos. Desta forma, a questão de pesquisa refere-se à importância da escola na construção de seres humanos comprometidos com o respeito ao outro e ao ambiente. O principal objetivo desta prática é desenvolver a capacidade reflexiva em alunos da Educação Básica, em escola do Município de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul, no que se refere ao respeito à diversidade e ao cuidado com o ambiente. A metodologia compreende a participação da comunidade escolar em oficinas para a confecção de bonecas ABAYOMIS, símbolo da resistência dos descendentes de povos escravizados, objeto significativo para a história e cultura destes povos, com marcos sociais evidentes. Do mesmo modo, o olhar ao meio ambiente refletido na utilização de resíduos da indústria têxtil para a confecção das bonecas. Juntando preservação ambiental e cultural. A atividade realizou-se de forma interdisciplinar com alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os principais resultados deste trabalho foi o envolvimento massivo de alunos e pais; o desenvolvimento da criticidade, tanto no entendimento e respeito dos diferentes grupos que compõe a sociedade, como na compreensão dos arranjos espaciais, entendendo a localização destes grupos no tempo e no espaço; as exposições dos trabalhos em diferentes ambientes; e o entendimento da necessidade da redução de resíduos industriais, reconhecendo possibilidades de reutilização. Dentre as diferentes linguagens geográficas escolheu-se a representação pela arte, na confecção da boneca.