Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS AMAZÔNICOS DE INGLÊS DE SOUSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS DE ESTUDOS AMAZÔNICOS E GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94182
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 883
    "inscrito_id" => 1408
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS AMAZÔNICOS DE INGLÊS DE SOUSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS DE ESTUDOS AMAZÔNICOS E GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se no campo educacional, em especial sobre o ensino no contexto amazônico, numa perspectiva interdisciplinar com a utilização de contos amazônicos de Inglês de Sousa. Neste caso, enfatizando o componente curricular - Estudos Amazônicos e sua relação direta com a geografia. O autor versa em suas obras a temática amazônica, enaltecendo-a e evidenciando o processo histórico e econômico, a vida do homem da Amazônia e o regionalismo e pela valorização da natureza, que se referem ao estado Pará. Dessa forma, advém a necessidade da inclusão de leituras que aproximam-se da realidade dos estudantes. A partir da participação de professores e alunos fomentando novas compreensões acerca da região mencionada. Que se originam por meio de assuntos em sala de aula, e que representam contato cotidiano. A pesquisa tem como premissa compreender a relação geográfica através da leitura de Inglês de Sousa fazendo a relação ao componente curricular Estudos Amazônicos. É interessante elucidar as demais finalidades: identificar por meio as narrativas dos contos, a inserção nas aulas de Estudos Amazônicos, compreender a relação dos elementos específicos da geografia amazônica, através da leitura do referido conto, e reconhecer a importância da literatura amazônica na formação da identidade amazônida. Nesse sentido, o ambiente escolar intensifica diálogos, discussões e o principal, a construção do conhecimento, entender as suas raízes e as mudanças ocorridas no tempo/espaço, e compartilhar saberes e conceitos que auxiliam no processo de ensino - aprendizagem. Como alternativa para ampliação do conhecimento e interpretação de novas leituras do espaço amazônico."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1408_TB883_27112023231610.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "URSULA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "URSULA SILVA"
    "autor_email" => "ursularodrigues2013@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94182
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 883
    "inscrito_id" => 1408
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS AMAZÔNICOS DE INGLÊS DE SOUSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS DE ESTUDOS AMAZÔNICOS E GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho fundamenta-se no campo educacional, em especial sobre o ensino no contexto amazônico, numa perspectiva interdisciplinar com a utilização de contos amazônicos de Inglês de Sousa. Neste caso, enfatizando o componente curricular - Estudos Amazônicos e sua relação direta com a geografia. O autor versa em suas obras a temática amazônica, enaltecendo-a e evidenciando o processo histórico e econômico, a vida do homem da Amazônia e o regionalismo e pela valorização da natureza, que se referem ao estado Pará. Dessa forma, advém a necessidade da inclusão de leituras que aproximam-se da realidade dos estudantes. A partir da participação de professores e alunos fomentando novas compreensões acerca da região mencionada. Que se originam por meio de assuntos em sala de aula, e que representam contato cotidiano. A pesquisa tem como premissa compreender a relação geográfica através da leitura de Inglês de Sousa fazendo a relação ao componente curricular Estudos Amazônicos. É interessante elucidar as demais finalidades: identificar por meio as narrativas dos contos, a inserção nas aulas de Estudos Amazônicos, compreender a relação dos elementos específicos da geografia amazônica, através da leitura do referido conto, e reconhecer a importância da literatura amazônica na formação da identidade amazônida. Nesse sentido, o ambiente escolar intensifica diálogos, discussões e o principal, a construção do conhecimento, entender as suas raízes e as mudanças ocorridas no tempo/espaço, e compartilhar saberes e conceitos que auxiliam no processo de ensino - aprendizagem. Como alternativa para ampliação do conhecimento e interpretação de novas leituras do espaço amazônico."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 44: GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOLITERÁRIA EM TEMPOS DESAFIADORES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1408_TB883_27112023231610.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "URSULA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "URSULA SILVA"
    "autor_email" => "ursularodrigues2013@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho fundamenta-se no campo educacional, em especial sobre o ensino no contexto amazônico, numa perspectiva interdisciplinar com a utilização de contos amazônicos de Inglês de Sousa. Neste caso, enfatizando o componente curricular - Estudos Amazônicos e sua relação direta com a geografia. O autor versa em suas obras a temática amazônica, enaltecendo-a e evidenciando o processo histórico e econômico, a vida do homem da Amazônia e o regionalismo e pela valorização da natureza, que se referem ao estado Pará. Dessa forma, advém a necessidade da inclusão de leituras que aproximam-se da realidade dos estudantes. A partir da participação de professores e alunos fomentando novas compreensões acerca da região mencionada. Que se originam por meio de assuntos em sala de aula, e que representam contato cotidiano. A pesquisa tem como premissa compreender a relação geográfica através da leitura de Inglês de Sousa fazendo a relação ao componente curricular Estudos Amazônicos. É interessante elucidar as demais finalidades: identificar por meio as narrativas dos contos, a inserção nas aulas de Estudos Amazônicos, compreender a relação dos elementos específicos da geografia amazônica, através da leitura do referido conto, e reconhecer a importância da literatura amazônica na formação da identidade amazônida. Nesse sentido, o ambiente escolar intensifica diálogos, discussões e o principal, a construção do conhecimento, entender as suas raízes e as mudanças ocorridas no tempo/espaço, e compartilhar saberes e conceitos que auxiliam no processo de ensino - aprendizagem. Como alternativa para ampliação do conhecimento e interpretação de novas leituras do espaço amazônico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.