O presente trabalho fundamenta-se no campo educacional, em especial sobre o ensino no contexto amazônico, numa perspectiva interdisciplinar com a utilização de contos amazônicos de Inglês de Sousa. Neste caso, enfatizando o componente curricular - Estudos Amazônicos e sua relação direta com a geografia. O autor versa em suas obras a temática amazônica, enaltecendo-a e evidenciando o processo histórico e econômico, a vida do homem da Amazônia e o regionalismo e pela valorização da natureza, que se referem ao estado Pará. Dessa forma, advém a necessidade da inclusão de leituras que aproximam-se da realidade dos estudantes. A partir da participação de professores e alunos fomentando novas compreensões acerca da região mencionada. Que se originam por meio de assuntos em sala de aula, e que representam contato cotidiano. A pesquisa tem como premissa compreender a relação geográfica através da leitura de Inglês de Sousa fazendo a relação ao componente curricular Estudos Amazônicos. É interessante elucidar as demais finalidades: identificar por meio as narrativas dos contos, a inserção nas aulas de Estudos Amazônicos, compreender a relação dos elementos específicos da geografia amazônica, através da leitura do referido conto, e reconhecer a importância da literatura amazônica na formação da identidade amazônida. Nesse sentido, o ambiente escolar intensifica diálogos, discussões e o principal, a construção do conhecimento, entender as suas raízes e as mudanças ocorridas no tempo/espaço, e compartilhar saberes e conceitos que auxiliam no processo de ensino - aprendizagem. Como alternativa para ampliação do conhecimento e interpretação de novas leituras do espaço amazônico.