Este trabalho apresenta uma análise textual informatizada, lexicográfica ou lexical com o uso do ALCESTE em publicações nacionais sobre Natureza da Ciência (NdC) em dois eventos nacionais (ENEBIO/EREBIO E ENPEC); cinco periódicos Qualis-A da Área de Educação em Ciências e em dissertações e teses de dois bancos de dados BDTD/IBICT e CEDOC/UNICAMP) e tem como objetivo classificar e caracterizar tendências da pesquisa brasileira sobre NdC. A análise informatizada dos dados foi realizada considerando os descritores analíticos apreendidos através dos títulos, resumos, palavras-chave de 259 publicações científicas online e procedeu-se a “Análise Hierárquica Descendente” ou “Classificação Hierárquica Descendente”. Os resultados indicam quatro classes lexicais ou tendências nessas publicações: pesquisas sobre “História e NdC - abordagens históricas e ensino”; investigações sobre “aspectos teórico-metodológicos de pesquisa sobre NdC”; “concepções de alunos sobre NdC” e pesquisas sobre “formação e concepções do professor e ensino de NdC na educação em Ciências”.