JÚNIOR, Ismair Ignácio et al.. . Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93571>. Acesso em: 23/11/2024 20:14
O presente trabalho fez parte de um dos instrumentos avaliativos do curso Análise do Discurso e Argumentação, ministrado pela professora Eni Puccinelli Orlandi em 2021. Desse modo, o texto utiliza a abordagem teórica-metodológica da Análise de Discurso de vertente francesa (AD) para apresentar os efeitos de sentido a partir de um trecho do discurso do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020. Portanto, na primeira seção do trabalho, levamos em consideração as condições em que os sentidos foram produzidos, ou seja, reportando os enunciados a sua historicidade e destacando as implicações políticas, sociais e econômicas que os circundam. Na segunda seção, retomamos algumas noções do dispositivo teórico-analítico da AD e propomos um menor distanciamento entre os estudos sobre a linguagem e a Educação em Ciências com base na análise realizada.