Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

“PRECISAMOS PASSAR A BOIADA”: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO EX-MINISTRO DO MEIO AMBIENTE DO BRASIL, RICARDO SALLES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 07 - Linguagens e Discursos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93571
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1354
    "inscrito_id" => 3213
    "titulo" => "“PRECISAMOS PASSAR A BOIADA”: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO EX-MINISTRO DO MEIO AMBIENTE DO BRASIL, RICARDO SALLES"
    "resumo" => "O presente trabalho fez parte de um dos instrumentos avaliativos do curso Análise do Discurso e Argumentação, ministrado pela professora Eni Puccinelli Orlandi em 2021. Desse modo, o texto utiliza a abordagem teórica-metodológica da Análise de Discurso de vertente francesa (AD) para apresentar os efeitos de sentido a partir de um trecho do discurso do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020. Portanto, na primeira seção do trabalho, levamos em consideração as condições em que os sentidos foram produzidos, ou seja, reportando os enunciados a sua historicidade e destacando as implicações políticas, sociais e econômicas que os circundam. Na segunda seção, retomamos algumas noções do dispositivo teórico-analítico da AD e propomos um menor distanciamento entre os estudos sobre a linguagem e a Educação em Ciências com base na análise realizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3213_TB1354_08032023141629.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAIR IGNÁCIO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ISMAIR"
    "autor_email" => "ismair.junior@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93571
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1354
    "inscrito_id" => 3213
    "titulo" => "“PRECISAMOS PASSAR A BOIADA”: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO EX-MINISTRO DO MEIO AMBIENTE DO BRASIL, RICARDO SALLES"
    "resumo" => "O presente trabalho fez parte de um dos instrumentos avaliativos do curso Análise do Discurso e Argumentação, ministrado pela professora Eni Puccinelli Orlandi em 2021. Desse modo, o texto utiliza a abordagem teórica-metodológica da Análise de Discurso de vertente francesa (AD) para apresentar os efeitos de sentido a partir de um trecho do discurso do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020. Portanto, na primeira seção do trabalho, levamos em consideração as condições em que os sentidos foram produzidos, ou seja, reportando os enunciados a sua historicidade e destacando as implicações políticas, sociais e econômicas que os circundam. Na segunda seção, retomamos algumas noções do dispositivo teórico-analítico da AD e propomos um menor distanciamento entre os estudos sobre a linguagem e a Educação em Ciências com base na análise realizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3213_TB1354_08032023141629.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAIR IGNÁCIO JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ISMAIR"
    "autor_email" => "ismair.junior@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho fez parte de um dos instrumentos avaliativos do curso Análise do Discurso e Argumentação, ministrado pela professora Eni Puccinelli Orlandi em 2021. Desse modo, o texto utiliza a abordagem teórica-metodológica da Análise de Discurso de vertente francesa (AD) para apresentar os efeitos de sentido a partir de um trecho do discurso do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020. Portanto, na primeira seção do trabalho, levamos em consideração as condições em que os sentidos foram produzidos, ou seja, reportando os enunciados a sua historicidade e destacando as implicações políticas, sociais e econômicas que os circundam. Na segunda seção, retomamos algumas noções do dispositivo teórico-analítico da AD e propomos um menor distanciamento entre os estudos sobre a linguagem e a Educação em Ciências com base na análise realizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.