Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93552
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1319
    "inscrito_id" => 3251
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental já vem ocupando a agenda de pesquisas da área de Educação em Ciências há algumas décadas. Pode-se apontar um consenso na literatura da área em relação à defesa de que o ensino de ciências possibilita às crianças a leitura e a compreensão do mundo a sua volta, podendo então atuar nele de forma crítica e consciente. Traz demandas e desafios para os(as) professores(as) que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido, este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que visa se inserir nessa discussão e que tem como objetivo central compreender quais os desafios relacionados à formação de professores para atuar no ensino de ciências nos anos iniciais. Como primeira etapa da pesquisa optamos pela utilização de um questionário online para coletar informações de estudantes de pedagogia de uma universidade pública federal em fase final do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3251_TB1319_29032023143444.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA RAMPELOTTO SANTI"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTI"
    "autor_email" => "n.santi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93552
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1319
    "inscrito_id" => 3251
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental já vem ocupando a agenda de pesquisas da área de Educação em Ciências há algumas décadas. Pode-se apontar um consenso na literatura da área em relação à defesa de que o ensino de ciências possibilita às crianças a leitura e a compreensão do mundo a sua volta, podendo então atuar nele de forma crítica e consciente. Traz demandas e desafios para os(as) professores(as) que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido, este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que visa se inserir nessa discussão e que tem como objetivo central compreender quais os desafios relacionados à formação de professores para atuar no ensino de ciências nos anos iniciais. Como primeira etapa da pesquisa optamos pela utilização de um questionário online para coletar informações de estudantes de pedagogia de uma universidade pública federal em fase final do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3251_TB1319_29032023143444.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA RAMPELOTTO SANTI"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA SANTI"
    "autor_email" => "n.santi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental já vem ocupando a agenda de pesquisas da área de Educação em Ciências há algumas décadas. Pode-se apontar um consenso na literatura da área em relação à defesa de que o ensino de ciências possibilita às crianças a leitura e a compreensão do mundo a sua volta, podendo então atuar nele de forma crítica e consciente. Traz demandas e desafios para os(as) professores(as) que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido, este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que visa se inserir nessa discussão e que tem como objetivo central compreender quais os desafios relacionados à formação de professores para atuar no ensino de ciências nos anos iniciais. Como primeira etapa da pesquisa optamos pela utilização de um questionário online para coletar informações de estudantes de pedagogia de uma universidade pública federal em fase final do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.