Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

APRENDIZAGEM CRIATIVA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA HORTA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93529
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1281
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA HORTA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise da configuração subjetiva da ação de aprender de um professor de física, que fez uso de conhecimentos científicos sobre robótica educacional, para criar um sistema de irrigação automático para uma horta escolar (HE). Fundamentados na Teoria da Subjetividade, na epistemologia qualitativa e no método construtivo-interpretativo, identificamos quatro aprendizagens na ação pedagógica do professor. Para gerar inteligibilidade sobre a configuração subjetiva da ação de aprender, construímos indicadores sobre os sentidos subjetivos produzidos durante a ação, vinculados as configurações da história de vida e da subjetividade social. As configurações de sentidos subjetivos que emergiram das análises nos ajudam a compreender o alto nível de motivação do professor com seu trabalho e como, em sua história de interações em variados contextos sociais, ele vai incorporando princípios pedagógicos que os ajudam a aprender de forma criativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3086_TB1281_28022023052627.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEEDIR RODRIGUES DE JESUS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GOMES"
    "autor_email" => "jeedir@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93529
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1281
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA HORTA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise da configuração subjetiva da ação de aprender de um professor de física, que fez uso de conhecimentos científicos sobre robótica educacional, para criar um sistema de irrigação automático para uma horta escolar (HE). Fundamentados na Teoria da Subjetividade, na epistemologia qualitativa e no método construtivo-interpretativo, identificamos quatro aprendizagens na ação pedagógica do professor. Para gerar inteligibilidade sobre a configuração subjetiva da ação de aprender, construímos indicadores sobre os sentidos subjetivos produzidos durante a ação, vinculados as configurações da história de vida e da subjetividade social. As configurações de sentidos subjetivos que emergiram das análises nos ajudam a compreender o alto nível de motivação do professor com seu trabalho e como, em sua história de interações em variados contextos sociais, ele vai incorporando princípios pedagógicos que os ajudam a aprender de forma criativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3086_TB1281_28022023052627.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEEDIR RODRIGUES DE JESUS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GOMES"
    "autor_email" => "jeedir@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise da configuração subjetiva da ação de aprender de um professor de física, que fez uso de conhecimentos científicos sobre robótica educacional, para criar um sistema de irrigação automático para uma horta escolar (HE). Fundamentados na Teoria da Subjetividade, na epistemologia qualitativa e no método construtivo-interpretativo, identificamos quatro aprendizagens na ação pedagógica do professor. Para gerar inteligibilidade sobre a configuração subjetiva da ação de aprender, construímos indicadores sobre os sentidos subjetivos produzidos durante a ação, vinculados as configurações da história de vida e da subjetividade social. As configurações de sentidos subjetivos que emergiram das análises nos ajudam a compreender o alto nível de motivação do professor com seu trabalho e como, em sua história de interações em variados contextos sociais, ele vai incorporando princípios pedagógicos que os ajudam a aprender de forma criativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.