Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O ESTÁGIO DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VISÕES DOS LICENCIANDOS POR MEIO DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93062
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 615
    "inscrito_id" => 2481
    "titulo" => "O ESTÁGIO DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VISÕES DOS LICENCIANDOS POR MEIO DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade analisar as compreensões dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências biológicas de uma universidade pública do interior da Bahia sobre Educação Ambiental, partindo de uma proposta de estágio supervisionado por meio dos três momentos pedagógicos elaborados por Demétrio Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que contou com a participação de 23 licenciandos da disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais (MPECN), além da pesquisadora e da professora da referida disciplina. Para coletar os dados, foram utilizados: questionários, diário de campo, gravações de áudio e os relatórios de estágio elaborados pelos licenciandos ao término da intervenção. Dos dados surgiu a categoria: Educação Ambiental sob diferentes visões e processos de apropriações sinalizando que as concepções dos licenciandos sofreram modificações positivas ao longo de cada momento pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2481_TB615_10032023103900.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS MENDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "tayy07@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93062
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 615
    "inscrito_id" => 2481
    "titulo" => "O ESTÁGIO DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VISÕES DOS LICENCIANDOS POR MEIO DOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade analisar as compreensões dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências biológicas de uma universidade pública do interior da Bahia sobre Educação Ambiental, partindo de uma proposta de estágio supervisionado por meio dos três momentos pedagógicos elaborados por Demétrio Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que contou com a participação de 23 licenciandos da disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais (MPECN), além da pesquisadora e da professora da referida disciplina. Para coletar os dados, foram utilizados: questionários, diário de campo, gravações de áudio e os relatórios de estágio elaborados pelos licenciandos ao término da intervenção. Dos dados surgiu a categoria: Educação Ambiental sob diferentes visões e processos de apropriações sinalizando que as concepções dos licenciandos sofreram modificações positivas ao longo de cada momento pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2481_TB615_10032023103900.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS MENDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "tayy07@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar as compreensões dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências biológicas de uma universidade pública do interior da Bahia sobre Educação Ambiental, partindo de uma proposta de estágio supervisionado por meio dos três momentos pedagógicos elaborados por Demétrio Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que contou com a participação de 23 licenciandos da disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais (MPECN), além da pesquisadora e da professora da referida disciplina. Para coletar os dados, foram utilizados: questionários, diário de campo, gravações de áudio e os relatórios de estágio elaborados pelos licenciandos ao término da intervenção. Dos dados surgiu a categoria: Educação Ambiental sob diferentes visões e processos de apropriações sinalizando que as concepções dos licenciandos sofreram modificações positivas ao longo de cada momento pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.