Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A IMPORTÂNCIA DOS GESTOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ÁTOMO DE BOHR COMO UM RECURSO SEMIÓTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
0 of 0
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93509 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 1252 "inscrito_id" => 3193 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS GESTOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ÁTOMO DE BOHR COMO UM RECURSO SEMIÓTICO" "resumo" => "O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de doutoramento que teve como objetivo compreender de que maneira os gestos docentes podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio. O referencial teórico é baseado na Teoria da Objetivação – que retrata a importância do social, cultural e histórico dos seres humanos – bem como na relevância do labor conjunto para o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem. A metodologia aconteceu por meio de uma aplicação em sala de aula com aulas distintas sobre o átomo de Bohr e, posteriormente, uma coleta de dados por meio de entrevistas seguindo o protocolo Report Aloud. Assim, por meio dos dados coletados e analisados, compreendeu-se que os gestos docentes podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma ferramenta que contribui para compreendermos melhor o pensamento dos alunos no momento em que refletem sobre conceitos abstratos.O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de doutoramento que teve como objetivo compreender de que maneira os gestos docentes podem auxiliar no proce" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3193_TB1252_14022023075927.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAVANA DOS ANJOS FREITAS DONADELLO" "autor_nome_curto" => "SAVANA FREITAS" "autor_email" => "savanafreitas@rede.ulbra." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93509 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 1252 "inscrito_id" => 3193 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS GESTOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ÁTOMO DE BOHR COMO UM RECURSO SEMIÓTICO" "resumo" => "O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de doutoramento que teve como objetivo compreender de que maneira os gestos docentes podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio. O referencial teórico é baseado na Teoria da Objetivação – que retrata a importância do social, cultural e histórico dos seres humanos – bem como na relevância do labor conjunto para o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem. A metodologia aconteceu por meio de uma aplicação em sala de aula com aulas distintas sobre o átomo de Bohr e, posteriormente, uma coleta de dados por meio de entrevistas seguindo o protocolo Report Aloud. Assim, por meio dos dados coletados e analisados, compreendeu-se que os gestos docentes podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma ferramenta que contribui para compreendermos melhor o pensamento dos alunos no momento em que refletem sobre conceitos abstratos.O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de doutoramento que teve como objetivo compreender de que maneira os gestos docentes podem auxiliar no proce" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID3193_TB1252_14022023075927.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAVANA DOS ANJOS FREITAS DONADELLO" "autor_nome_curto" => "SAVANA FREITAS" "autor_email" => "savanafreitas@rede.ulbra." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de doutoramento que teve como objetivo compreender de que maneira os gestos docentes podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio. O referencial teórico é baseado na Teoria da Objetivação – que retrata a importância do social, cultural e histórico dos seres humanos – bem como na relevância do labor conjunto para o desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem. A metodologia aconteceu por meio de uma aplicação em sala de aula com aulas distintas sobre o átomo de Bohr e, posteriormente, uma coleta de dados por meio de entrevistas seguindo o protocolo Report Aloud. Assim, por meio dos dados coletados e analisados, compreendeu-se que os gestos docentes podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma ferramenta que contribui para compreendermos melhor o pensamento dos alunos no momento em que refletem sobre conceitos abstratos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.