Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE CABELO CRESPO E CACHEADO PARA IDENTIFICAR MODOS DE PENSAR O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93507
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 2971
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE CABELO CRESPO E CACHEADO PARA IDENTIFICAR MODOS DE PENSAR O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir o conceito de substância, a partir da Teoria dos Perfis Conceituais, utilizando uma sequência didática com o tema identidade capilar negra. Apresentamos, aqui, o recorte referente a análise de uma atividade da sequência, a leitura e análise de uma história em quadrinhos autoral, chamada “Ana Lyza em Analisa”, visando observar a emergência das zonas do perfil conceitual de substância a partir de momentos específicos da história, utilizando a relação entre modos de pensar e formas de falar. Os resultados apontam para a emergência de mais de uma zona nas respostas dos estudantes, com predominância maior da zona que foi pensada na elaboração da proposta. Assim, percebemos que os quadrinhos podem ser uma estratégia interessante para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, considerando a Teoria dos Perfis Conceituais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2971_TB1249_12032023222634.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA VANESSA DINIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DINIZ"
    "autor_email" => "profajessicadiniz@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93507
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 2971
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE CABELO CRESPO E CACHEADO PARA IDENTIFICAR MODOS DE PENSAR O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir o conceito de substância, a partir da Teoria dos Perfis Conceituais, utilizando uma sequência didática com o tema identidade capilar negra. Apresentamos, aqui, o recorte referente a análise de uma atividade da sequência, a leitura e análise de uma história em quadrinhos autoral, chamada “Ana Lyza em Analisa”, visando observar a emergência das zonas do perfil conceitual de substância a partir de momentos específicos da história, utilizando a relação entre modos de pensar e formas de falar. Os resultados apontam para a emergência de mais de uma zona nas respostas dos estudantes, com predominância maior da zona que foi pensada na elaboração da proposta. Assim, percebemos que os quadrinhos podem ser uma estratégia interessante para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, considerando a Teoria dos Perfis Conceituais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2971_TB1249_12032023222634.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA VANESSA DINIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DINIZ"
    "autor_email" => "profajessicadiniz@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir o conceito de substância, a partir da Teoria dos Perfis Conceituais, utilizando uma sequência didática com o tema identidade capilar negra. Apresentamos, aqui, o recorte referente a análise de uma atividade da sequência, a leitura e análise de uma história em quadrinhos autoral, chamada “Ana Lyza em Analisa”, visando observar a emergência das zonas do perfil conceitual de substância a partir de momentos específicos da história, utilizando a relação entre modos de pensar e formas de falar. Os resultados apontam para a emergência de mais de uma zona nas respostas dos estudantes, com predominância maior da zona que foi pensada na elaboração da proposta. Assim, percebemos que os quadrinhos podem ser uma estratégia interessante para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, considerando a Teoria dos Perfis Conceituais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.