Este estudo trabalhou o ensino de ciências sobre o tema Saúde Bucal com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a partir de uma arcada dentária infantil, modelada em impressora 3D, procedendo à análise das implicações desse material. As estratégias se basearam na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, cujo material didático explorou o cuidado e o autocuidado do corpo. Participaram do estudo uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma mãe e duas crianças com TEA. A coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas, na análise de vídeos e fotografias. Os resultados partiram da análise temática de Fontoura (2011), em que a professora articulou o material às potencialidades dos sujeitos trazendo contribuições profícuas para a vida diária e para as habilidades globais deles. Reforçou a necessidade de se investir em materiais concretos e interativos para melhor dinâmica do ensino desses alunos em todos/quaisquer espaços: educativo, social e cultural.