Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

UM MERGULHO DISCURSIVO NA LITERATURA INFANTIL: LEITURA E SENTIDOS EM O RIO DOS JACARÉS

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Tendo como embasamento teórico-metodológico a teoria da ACD e da Semiótica Social, este trabalho discute parte dos resultados de uma pesquisa exploratória e abrangente cujo objetivo foi analisar de que forma os discursos sobre questões hídricas estão contextualizados na Literatura Infantil. Partimos do princípio de que a Literatura Infantil e a Educação em Ciências possuem uma zona de intersecção, onde buscamos identificar as contribuições de uma área para a outra. Nesta zona, onde ambas se encontram, destaco nosso especial interesse para analisar como os discursos sobre questões hídricas são contextualizadas na Literatura Infantil. Nossas análises indicam a polissemia no livro O Rio dos Jacarés, onde há marcas de intertextualidade, de interdiscursividade e a presença do texto imagético em complementariedade ao texto verbal na constituição de um discurso crítico que favorece e amplia as possibilidades para as discussões envolvendo questões hídricas.

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