Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA: POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO-APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93439
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1147
    "inscrito_id" => 2490
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA: POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO-APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO"
    "resumo" => "Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa Pós-graduação em Educação em Ciências - UFRGS, de cunho qualitativo-investigativo que busca responder: “como atividades teórico-práticas articuladas a situações-problema podem contribuir para um ensino de ciências contextualizado e significativo?”. Uma sequência de ensino foi utilizada para a coleta de dados e problematização dos conceitos, através de situações-problema em atividade teórico-prática. Foi aplicada em uma escola estadual no litoral norte RS com estudantes do 7 ano do ensino fundamental, no segundo semestre de 2021. Investigamos se o desenvolvimento de atividade teórico-prática articulada a situações-problema em diálogo com as concepções prévias dos estudantes, poderia melhorar o processo de ensino/aprendizagem, na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada. Constatamos que uma sequência de ensino baseada em situações-problema contextualizadas com as concepções prévias, articulada a uma atividade teórico-prática como ferramenta pedagógica, favorece a construção de um processo de ensino aprendizagem com significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2490_TB1147_11032023112240.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEISE FERNANDES HOFFMANN PASCUAL"
    "autor_nome_curto" => "DEISE HOFFMANN"
    "autor_email" => "deisepascual15@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93439
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1147
    "inscrito_id" => 2490
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA: POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO-APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO"
    "resumo" => "Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa Pós-graduação em Educação em Ciências - UFRGS, de cunho qualitativo-investigativo que busca responder: “como atividades teórico-práticas articuladas a situações-problema podem contribuir para um ensino de ciências contextualizado e significativo?”. Uma sequência de ensino foi utilizada para a coleta de dados e problematização dos conceitos, através de situações-problema em atividade teórico-prática. Foi aplicada em uma escola estadual no litoral norte RS com estudantes do 7 ano do ensino fundamental, no segundo semestre de 2021. Investigamos se o desenvolvimento de atividade teórico-prática articulada a situações-problema em diálogo com as concepções prévias dos estudantes, poderia melhorar o processo de ensino/aprendizagem, na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada. Constatamos que uma sequência de ensino baseada em situações-problema contextualizadas com as concepções prévias, articulada a uma atividade teórico-prática como ferramenta pedagógica, favorece a construção de um processo de ensino aprendizagem com significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2490_TB1147_11032023112240.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEISE FERNANDES HOFFMANN PASCUAL"
    "autor_nome_curto" => "DEISE HOFFMANN"
    "autor_email" => "deisepascual15@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa Pós-graduação em Educação em Ciências - UFRGS, de cunho qualitativo-investigativo que busca responder: “como atividades teórico-práticas articuladas a situações-problema podem contribuir para um ensino de ciências contextualizado e significativo?”. Uma sequência de ensino foi utilizada para a coleta de dados e problematização dos conceitos, através de situações-problema em atividade teórico-prática. Foi aplicada em uma escola estadual no litoral norte RS com estudantes do 7 ano do ensino fundamental, no segundo semestre de 2021. Investigamos se o desenvolvimento de atividade teórico-prática articulada a situações-problema em diálogo com as concepções prévias dos estudantes, poderia melhorar o processo de ensino/aprendizagem, na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada. Constatamos que uma sequência de ensino baseada em situações-problema contextualizadas com as concepções prévias, articulada a uma atividade teórico-prática como ferramenta pedagógica, favorece a construção de um processo de ensino aprendizagem com significado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.