Este é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa Pós-graduação em Educação em Ciências - UFRGS, de cunho qualitativo-investigativo que busca responder: “como atividades teórico-práticas articuladas a situações-problema podem contribuir para um ensino de ciências contextualizado e significativo?”. Uma sequência de ensino foi utilizada para a coleta de dados e problematização dos conceitos, através de situações-problema em atividade teórico-prática. Foi aplicada em uma escola estadual no litoral norte RS com estudantes do 7 ano do ensino fundamental, no segundo semestre de 2021. Investigamos se o desenvolvimento de atividade teórico-prática articulada a situações-problema em diálogo com as concepções prévias dos estudantes, poderia melhorar o processo de ensino/aprendizagem, na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada. Constatamos que uma sequência de ensino baseada em situações-problema contextualizadas com as concepções prévias, articulada a uma atividade teórico-prática como ferramenta pedagógica, favorece a construção de um processo de ensino aprendizagem com significado.