Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO: PONTES PARA O APRENDIZADO E A INTEGRAÇÃO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93516
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1261
    "inscrito_id" => 2851
    "titulo" => "METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO: PONTES PARA O APRENDIZADO E A INTEGRAÇÃO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata do desenvolvimento de metodologias que auxiliam no processo de inclusão infanto-juvenil em sala de aula, trazendo desde seus ideais teóricos a seus resultados com a aplicação na prática. Nesse sentido, adotou-se como objetivo, experimentar resultados práticos de inclusão e desenvolvimento de conhecimento através da criação e aplicação de atividade intitulada como “caça ao tesouro”. Para a construção dessa atividade, foi utilizado as metodologias de desenho universal, as metodologias ativas, e a gamificação no ensino, sendo escolhidas pela sua pluralidade no ensino. A atividade foi bem sucedida, tendo gerado entusiasmo e concentração em sua realização, além de ter resultado na inclusão através da cooperação entre diferentes estudantes, incluindo aqueles que possuem alguma deficiência. Portanto, esse tipo de proposta pedagógica deve ser cada vez mais utilizado e estimulado no país, pois somente com atualização das metodologias de ensino se poderá ter sucesso na demanda de inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2851_TB1261_13032023140913.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GOMES DE PONTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Duran T. Maker"
    "autor_email" => "joaopontesjr2013@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93516
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1261
    "inscrito_id" => 2851
    "titulo" => "METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO: PONTES PARA O APRENDIZADO E A INTEGRAÇÃO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho trata do desenvolvimento de metodologias que auxiliam no processo de inclusão infanto-juvenil em sala de aula, trazendo desde seus ideais teóricos a seus resultados com a aplicação na prática. Nesse sentido, adotou-se como objetivo, experimentar resultados práticos de inclusão e desenvolvimento de conhecimento através da criação e aplicação de atividade intitulada como “caça ao tesouro”. Para a construção dessa atividade, foi utilizado as metodologias de desenho universal, as metodologias ativas, e a gamificação no ensino, sendo escolhidas pela sua pluralidade no ensino. A atividade foi bem sucedida, tendo gerado entusiasmo e concentração em sua realização, além de ter resultado na inclusão através da cooperação entre diferentes estudantes, incluindo aqueles que possuem alguma deficiência. Portanto, esse tipo de proposta pedagógica deve ser cada vez mais utilizado e estimulado no país, pois somente com atualização das metodologias de ensino se poderá ter sucesso na demanda de inclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 10 - Processos, Recursos e Materiais Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2851_TB1261_13032023140913.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GOMES DE PONTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Duran T. Maker"
    "autor_email" => "joaopontesjr2013@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata do desenvolvimento de metodologias que auxiliam no processo de inclusão infanto-juvenil em sala de aula, trazendo desde seus ideais teóricos a seus resultados com a aplicação na prática. Nesse sentido, adotou-se como objetivo, experimentar resultados práticos de inclusão e desenvolvimento de conhecimento através da criação e aplicação de atividade intitulada como “caça ao tesouro”. Para a construção dessa atividade, foi utilizado as metodologias de desenho universal, as metodologias ativas, e a gamificação no ensino, sendo escolhidas pela sua pluralidade no ensino. A atividade foi bem sucedida, tendo gerado entusiasmo e concentração em sua realização, além de ter resultado na inclusão através da cooperação entre diferentes estudantes, incluindo aqueles que possuem alguma deficiência. Portanto, esse tipo de proposta pedagógica deve ser cada vez mais utilizado e estimulado no país, pois somente com atualização das metodologias de ensino se poderá ter sucesso na demanda de inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.